APONTAMENTOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA: O PAPEL DA ESCOLA NO ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS LOCAIS EM UMA COMUNIDADE VULNERÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i2.a21190Resumo
O contexto de investigação da presente estudo refere-se à discussão da Educação Ambiental (EA) a partir de ações entre comunidade e escola em uma comunidade em situação de vulnerabilidade socioambiental. O objetivo geral deste trabalho foi discutir o papel da escola no enfrentamento de problemas ambientais, em uma comunidade em situação de vulnerabilidade socioambiental. Assim, conhecemos a história de ocupação do bairro, identificamos o cenário de vulnerabilidade socioambiental na comunidade e como a EA vem sendo desenvolvida no espaço escolar. Para isso, foram realizadas entrevistas com moradores e questionários com alunos, professores e equipe diretiva da escola, além da análise do Projeto Político Pedagógico e documentos da escola. Os resultados permitiram quantificar indicadores de vulnerabilidade socioambiental da comunidade e identificar no espaço escolar que a EA está sendo trabalhada de forma isolada e restrita a sala de aula. A partir desses dados obtidos foi desenhada uma proposta preliminar de um trabalho de EA. A partir de uma metodologia baseada em premissas participativas, a proposta foi apresentada e discutida com membros do Conselho Escolar, até ser elaborada uma proposta final de um projeto curricular de EA com ações divididas em cinco etapas para um ano letivo. Quando se fortalecem os espaços coletivos de tomada de decisão no espaço escolar, a escola se torna mais permeável ao planejamento de ações de intervenção na realidade ambiental local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.