CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOBRE A PRODUÇÃO HIGIÊNICA DE LEITE

Autores

  • Marcus Sandoval Paixão IFES
  • Luiz Marcari Junior IFEs
  • João Batista Rodrigues Abreu UFRRJ
  • Elcio das Graças Lacerda IFES
  • Eduardo Antonio Ferreira IFES

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i1.a21196

Resumo

Objetivou-se a construção coletiva de um instrumento avaliativo da qualidade do leite, congregando estudantes dos cursos de Agronomia e Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Santa Teresa. Os participantes foram instigados a refletir e criar proposições que contribuíssem para a realidade da produção familiar leiteira e para a expansão da própria aprendizagem. Trabalhou-se com a concepção da aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, tidos pelos próprios estudantes como necessários para formação profissional com qualidade. Efetivou-se uma prática de comunicação rural que contribuiu para a aproximação da escola com a realidade dos produtores rurais, por meio da produção de um conhecimento socialmente relevante. A avaliação coletiva da atividade de pesquisa concluiu que a mesma produziu um instrumento válido e de baixo custo para a qualidade do leite e também um instrumento que ampliou o conhecimento dos estudantes e reforçou o papel social da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Sandoval Paixão, IFES

Professor do IFES, Departamento de Agronomia, área de agricultura.

Luiz Marcari Junior, IFEs

Professor departamento Zootecnia

João Batista Rodrigues Abreu, UFRRJ

Professor UFRRJ

Elcio das Graças Lacerda, IFES

Professor departamento de agronomia

Eduardo Antonio Ferreira, IFES

Professor departamento educação

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

Paixão, M. S., Junior, L. M., Abreu, J. B. R., Lacerda, E. das G., & Ferreira, E. A. (2015). CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM SOBRE A PRODUÇÃO HIGIÊNICA DE LEITE. Ensino, Saude E Ambiente, 8(1). https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i1.a21196

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)