O ENSINO DA SAÚDE INDIGENA NOS CURRÍCULOS E ESPAÇOS ACADÊMICOS

Autores

  • Nádile Juliane Costa de Castro Universidade da Amazônia Faculdade de Castanhal Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i1.a21197

Resumo

O ensino sobre populações tradicionais vem ganhando espaço nos currículos e debates acadêmicos, sendo um tema em exponencial discussão nos cursos de formação em saúde, particularmente na Região Amazônica. O presente estudo baseou-se na vivência profissional da autora em Unidades Saúde da Família Indígena, localizadas no distrito sanitário indígena Guamá-Tocantins, estado do Pará (PA), Brasil e em quatro instituições de ensino superior, localizadas na região metropolitana de Belém-PA. Ao longo do processo do trabalho docente e ao analisar as grades curriculares das quatro instituições em que ocorreram as experiências, a autora constatou que apenas duas apresentaram atividades curriculares, cujo objetivo e ementa estavam direcionados de forma clara e específica às populações tradicionais ou grupos étnicos. Deste modo, foi percebida a necessidade dos componentes acadêmicos contemplarem as particularidades da população Amazônica em questão. Salienta-se ainda que a busca pelo conhecimento em populações tradicionais deve ocorrer ao longo do processo de formação do binômio discente/docente, por meio de pesquisa, redes de apoio da área, extensão e trocas de saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádile Juliane Costa de Castro, Universidade da Amazônia Faculdade de Castanhal Universidade Federal do Pará

Doutoranda do PPGDSTU/NAEA/UFPa.Mestre em doenças tropicais, especialista em saúde pública. Docente da Universidade da Amazônia e Faculdade de Castanhal. tem experiência em saúde indígena, saúde coletiva e politicas de saúde. Foi bolsita do CNPq entre os anos de 2005 a 2010.

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

de Castro, N. J. C. (2015). O ENSINO DA SAÚDE INDIGENA NOS CURRÍCULOS E ESPAÇOS ACADÊMICOS. Ensino, Saude E Ambiente, 8(1). https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i1.a21197

Edição

Seção

Artigos