“TITIA VEM CÁ VER A PEDRA ALUMIANTE QUE O PAPAI TROUXE” – HISTÓRIA DA CIÊNCIA, RADIOATIVIDADE E O CÉSIO-137 EM GOIÂNIA: PROPOSTAS PARA UMA UNIDADE DIDÁTICA

Autores

  • Paulo César Gomes Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Jair Lopes Júnior Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Regiane Delarole Universidade Estadual Paulista - UNESP Governo do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i1.a21198

Resumo

O estudo objetivou discutir contribuições da história da ciência recente ao ensino de química tendo como temática a estruturação de uma unidade didática sobre o acidente do césio-137 em Goiânia - Goiás, Brasil (1987-2007). Tratou-se de uma Pesquisa Qualitativa onde pesquisador e professor adotaram a utilização da metodologia do Ensino por Investigação onde os alunos deveriam buscar informações, organizar dados coletados, estabelecer relações e formular hipóteses e da produção de história em quadrinhos. Dentro da linguagem dos quadrinhos, os alunos produziram cartazes em uma exposição na escola sobre o vigésimo aniversário do acidente. Os resultados demonstraram que este recurso possibilitou explorar a riqueza de detalhes nas ilustrações utilizadas. A linguagem dos cartoons é integrante do cotidiano dos alunos e eles têm facilidade em expor suas idéias através dela. A exposição dos cartazes sobre a temática denotou o grande interesse dos alunos em realizar e participar de todas as atividades propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Gomes, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Bauru - SP (2010). Mestre em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Bauru - SP (2005). Graduação em Licenciatura em Ciencias Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru - SP (2002). Professor Assistente Doutor no Departamento de Educação, Campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista - UNESP/IBB. Tem interesse em pesquisas na área de Formação de Professores e Metodologia do Ensino de Ciências. 

Jair Lopes Júnior, Universidade Estadual Paulista - UNESP

possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É docente cadastrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, área de concentração Desenvolvimento e Aprendizagem, bem como no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, área de concentração em Ensino de Ciências, ambos na UNESP/Bauru. Desenvolve atividades didáticas, de pesquisa e de orientação acadêmica relacionadas com o ensino e a aprendizagem de conteúdos curriculares da Educação Básica, bem como sobre processos comportamentais constituintes de competências e de habilidades designadas em matrizes de referência de sistemas de avaliação educacional em larga escala.

Regiane Delarole, Universidade Estadual Paulista - UNESP Governo do Estado de São Paulo

Docente da disciplina Biologia e Ciências Físicas e Biológicas no Governo do Estado de São Paulo

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

Gomes, P. C., Lopes Júnior, J., & Delarole, R. (2015). “TITIA VEM CÁ VER A PEDRA ALUMIANTE QUE O PAPAI TROUXE” – HISTÓRIA DA CIÊNCIA, RADIOATIVIDADE E O CÉSIO-137 EM GOIÂNIA: PROPOSTAS PARA UMA UNIDADE DIDÁTICA. Ensino, Saude E Ambiente, 8(1). https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i1.a21198

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)