“TITIA VEM CÁ VER A PEDRA ALUMIANTE QUE O PAPAI TROUXE” – HISTÓRIA DA CIÊNCIA, RADIOATIVIDADE E O CÉSIO-137 EM GOIÂNIA: PROPOSTAS PARA UMA UNIDADE DIDÁTICA

Paulo César Gomes, Jair Lopes Júnior, Regiane Delarole

Resumo


O estudo objetivou discutir contribuições da história da ciência recente ao ensino de química tendo como temática a estruturação de uma unidade didática sobre o acidente do césio-137 em Goiânia - Goiás, Brasil (1987-2007). Tratou-se de uma Pesquisa Qualitativa onde pesquisador e professor adotaram a utilização da metodologia do Ensino por Investigação onde os alunos deveriam buscar informações, organizar dados coletados, estabelecer relações e formular hipóteses e da produção de história em quadrinhos. Dentro da linguagem dos quadrinhos, os alunos produziram cartazes em uma exposição na escola sobre o vigésimo aniversário do acidente. Os resultados demonstraram que este recurso possibilitou explorar a riqueza de detalhes nas ilustrações utilizadas. A linguagem dos cartoons é integrante do cotidiano dos alunos e eles têm facilidade em expor suas idéias através dela. A exposição dos cartazes sobre a temática denotou o grande interesse dos alunos em realizar e participar de todas as atividades propostas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i1.a21198

Apontamentos

  • Não há apontamentos.