MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ANALISANDO A REALIDADE E SUGERINDO ALTERNATIVAS DE ENSINO NUMA ESCOLA ESTADUAL PARAIBANA.

Autores

  • Mirilene dos Santos Casado Cândido Curso de Ciências Biológicas Universidade Federal de Campina Grande
  • Michelle Gomes Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Thamara de Medeiros Azevedo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Biotecnologia Universidade Federal de Campina Grande
  • Luiz Sodré Neto Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i1.a21199

Resumo

A Microbiologia em face de sua natureza abstrata requer metodologias alternativas para o processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi observar e descrever a realidade do ensino de Microbiologia no Ensino Médio em uma escola da rede pública localizada no município de Cuité – PB. Foram aplicados questionários semiestruturados para a professora de Biologia e para os alunos do 2º ano do Ensino Médio. Tanto a professora quanto a maioria dos alunos consideraram a Microbiologia um tema importante e que está relacionado ao cotidiano. Quanto às aulas práticas, a docente afirmou não fazer uso dessa modalidade didática. Entretanto, a maioria dos estudantes relatou preferência por esse tipo de aula. Duas atividades práticas foram desenvolvidas com o auxilio da professora de Biologia da escola investigada e, posteriormente, aplicou-se uma das experiências junto com os alunos, os quais demonstraram bastante interesse e atenção. Uma apostila contendo atividades práticas foi elaborada com o objetivo de auxiliar a professora na execução de aulas envolvendo os temas microbiológicos. Os dados obtidos neste estudo reforçam a necessidade de se desenvolverem novas propostas com a finalidade de aprimorar o ensino de Microbiologia no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Gomes Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Educação e Saúde

Luiz Sodré Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Educação e Saúde

Ensino de ciências e biologia

Downloads

Publicado

2015-05-21

Como Citar

Cândido, M. dos S. C., Santos, M. G., Azevedo, T. de M., & Sodré Neto, L. (2015). MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ANALISANDO A REALIDADE E SUGERINDO ALTERNATIVAS DE ENSINO NUMA ESCOLA ESTADUAL PARAIBANA. Ensino, Saúde E Ambiente, 8(1). https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i1.a21199

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)