EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, INTERCULTURALIDADE E SAÚDE: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i3.a21209Resumo
Desde o desenvolvimento da Educação Física como disciplina no Brasil, ela passou por várias transformações, principalmente na sua metodologia de ensino e nos objetivos da sua prática, iniciando com uma concepção extremamente reducionista até chegar a ideais mais abrangentes com uma articulação entre educação, cultura e saúde. Com isso este artigo visa discutir as dificuldades e potencialidades do ensino da Educação Física de forma a contemplar uma visão integradora entre as diferenças sociais e culturais existentes na escola e concomitantemente trabalhar questões de educação e saúde. Percebeu-se que a Educação Física escolar em nosso país tem um enorme potencial do ponto de vista intercultural não somente para o estímulo da prática regular de atividades físicas e promoção da saúde mas também para o desenvolvimento de uma educação multidimensional formando cidadãos mais críticos e socialmente participativos com uma maior capacidade de aprender com o outro e com ele produzir coletivamente numa realidade em que diferentes pontos de vista sejam conhecidos e utilizados como base o desenvolvimento da cidadania.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.