EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Kátia Regina Xavier da Silva Colégio Pedro II, Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica / Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
  • Leandro Teofilo de Brito Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II / Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i3.a21210

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar as abordagens pedagógicas que norteiam os artigos produzidos nos últimos dez anos sobre as aulas de Educação Física no Ensino Médio Regular. Trata-se de pesquisa qualitativa, desenvolvida com base na técnica de revisão sistemática, que resultou na análise de 26 artigos. Os dados apontam para o predomínio da abordagem desenvolvimentista com foco nas práticas esportivas tradicionais e não tradicionais. Contudo, a abordagem sistêmica ocupa lugar de destaque e pode promover novas formas de pensar e fazer Educação Física no Ensino Médio. 

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Biografia do Autor

Kátia Regina Xavier da Silva, Colégio Pedro II, Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica / Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas

Pós-Doutoranda em Medicina (UERJ), Doutora em Educação (UFRJ), Mestre em Educação (UERJ), Licenciada em Educação Física e Pedagoga (UFRJ). Docente do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II.

Leandro Teofilo de Brito, Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II / Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutorando em Educação (UERJ), Mestre em Educação (UFRJ), Licenciado em Educação Física (UFRJ), Docente do Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II.

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Publicado

2016-02-01

Edição

Seção

Artigos