REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Neuza Batista dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Luzia Marta Bellini UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21232

Resumo

 

O artigo apresenta os resultados da pesquisa “Representações Sociais sobre o ensino de ciências por professores da Educação Básica” realizada junto a 24 professores de ciências, do Núcleo de Educação de Maringá – PR, de 2010 a 2011. A metodologia pautou-se na Pesquisa Qualitativa com a aplicação de um questionário e de uma entrevista semiestruturada. A Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2009) e a da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) permitiram apreender que os professores se preocupam em ensinar algo vinculado ao livro didático, ao cotidiano dos alunos e ao que a mídia dissemina, não necessariamente compreendidos como parte do campo científico. O ensino acontece numa perspectiva tradicional. Os professores entrevistados não apontaram os conhecimentos importantes e decisivos à formação científica do aluno e lecionam baseados nas representações iniciais ou ingênuas das ciências. A pesquisa sugere que a mudança nas RS exige: a) outro perfil de professores: os pesquisadores; b) uma compreensão do que pode ser feito na sala de aula em termos de metodologia de ensino em ciências e c) a consciência de que o modelo de organização escolar tradicional não pode ser o único recurso do professor que quer ensinar ciências.

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Publicado

2016-12-13

Como Citar

Santos, N. B. dos, & Bellini, L. M. (2016). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensino, Saude E Ambiente, 9(3). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21232

Edição

Seção

Artigos