O POTENCIAL DO ESPAÇO COLETIVO PARA A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES PREVENTIVAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA PRÁTICA EDUCATIVA SOBRE HPV E CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21237Resumo
A situação da área da saúde no Brasil apresenta condições precárias e alta carência de atendimento à população. Muitas doenças podem ser evitadas a partir da divulgação de informações pertinentes a prevenção e hábitos que favorecem a manutenção da saúde. Esse trabalho surge com o intuito de demonstrar como uma prática educativa, expositiva e interativa, num bairro do Rio de Janeiro impacta positivamente os moradores daquela região. A atividade desenvolvida teve como temática o vírus HPV e o câncer de colo de útero. Os dados de coleta foram obtidos através do discurso dos participantes e consideramos a metodologia como qualitativa e quantitativa. Nos resultados mapeamos a condição do conhecimento sobre o tema e prática preventiva dos participantes, que em sua maioria assegura a importância da realização de ações educativas semelhantes. Considera-se determinante a elaboração e a manutenção de campanhas e ações educativas de amplo alcance à população.
Palavras-chave: DST, prática educativa, HPV, prevenção.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.