JOGOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • ADRIANA DA SILVA FONTES Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Departamento de Física
  • FERNANDA PERES RAMOS Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Departamento de Engenharia Ambiental
  • ROSELI CONSTANTINO SCHWERZ Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Departamento de Física
  • CLAUDETE CARGNIN Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Departamento de Matemática

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21239

Resumo

Este artigo tem como intenção estimular o uso de jogos didáticos como um possível fomentador no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é compartilhar ações que possam ser aplicadas por professores do Ensino Básico na disciplina de Física. A proposta aqui narrada foi desenvolvida durante a disciplina de Física 1, no curso de Licenciatura em Química em uma Universidade pública. Durante essa atividade foi possível identificar que: (1) os acadêmicos desconheciam a possibilidade de utilizarem jogos didáticos como uma ferramenta coadjuvante para o processo de ensino-aprendizagem; (2) as turmas do Ensino Médio, cujos alunos testaram os jogos, participaram ativamente das aulas e aprovaram o material didático; (3) os professores da rede pública pertencente ao Núcleo Regional de Educação cujos jogos foram apresentados, gostaram muito da ideia e se animaram para adaptar jogos para o ensino de Física. Deste modo, concluímos que os jogos didáticos podem ser utilizados na formação docente e no ensino de física, além de propormos que, caso o professor não tenha condições de elaborar um jogo, faça adaptações com jogos já existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ADRIANA DA SILVA FONTES, Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Departamento de Física

Licenciada em Física e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991); Especialista em Matemática pela Universidade Estadual do Centro Oeste (1996); Mestre em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2000); Doutora em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e Pós doc em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (05/2014). Atua no magistério desde 1991. É professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1995. Tem experiência na área de Física e de formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Física, Formação de Professores, Educação, Estágio supervisionado.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Como Citar

FONTES, A. D. S., RAMOS, F. P., SCHWERZ, R. C., & CARGNIN, C. (2016). JOGOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA. Ensino, Saude E Ambiente, 9(3). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21239

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>