O IMPACTO DO CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA A DISTÂNCIA VIA WEB NA MARINHA DO BRASIL

Raul Luiz de Souza Cavalcanti, Carlos Alberto Andrade Monerat, Leonardo dos Santos Barcelos, Raphael Pessoa de Oliveira, Thayene Leite da Silva

Resumo


O IMPACTO DO CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA A DISTÂNCIA VIA WEB NA MARINHA DO BRASIL

 

THE IMPACT OF THE BASIC DISTANCE LIFE SUPPORT COURSE VIA WEB IN THE BRAZILIAN NAVY

 

Raul Luiz de Souza Cavalcanti1

Carlos Alberto Andrade Monerat2

Leonardo dos Santos Barcelos3

Raphael Pessoa de Oliveira4

Thayene Leite da Silva5

 

1Centro Universitário Celso Lisboa/E-mail: prof.raul.cavalcanti@gmail.com

2Centro Universitário Celso Lisboa/E-mail: carlos.monerat@gmail.com

3Centro Universitário Celso Lisboa/E-mail: leonardo.s.barcelos@gmail.com

4Centro Universitário Celso Lisboa/E-mail: raphaelpessoa@yahoo.com.br

5Centro Universitário Celso Lisboa/E-mail: thayene_l@hotmail.com

 

RESUMO

 

O objetivo dessa pesquisa foi investigar no discurso dos alunos, enfermeiros militares, o impacto do curso de Suporte Básico de Vida à Distância para Praças, na Marinha do Brasil, como o resultado da realização desse curso tem influenciado na prática profissional. Trata-se de estudo de caso, com abordagem qualitativa, realizado por meio da utilização de instrumentos de coleta de dados que foram utilizados para constituir informações sobre os sujeitos e o cenário da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram cinco Sargentos Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, do sexo masculino, com média de dez anos de serviço ativo na Marinha do Brasil, egressos do Curso de Suporte Básico de Vida à Distância da Escola de Saúde do Hospital Naval Marcílio Dias, que foram escolhidos aleatoriamente. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a estes sujeitos, com a finalidade de ampliar o discurso dos mesmos acerca da fase à distância. Nesta etapa, utilizamos a análise do discurso no qual, de acordo com Maingueneau (2008), isto é, a Análise do Discurso Francesa, que expõe que “discurso” é uma dispersão de textos (ou falas) transcritos cujo modo de inscrição histórica será definido como um espaço de regularidades enunciativas. Ou seja, tem uma dupla voz no discurso, heterogeneidade do discurso, que se constitui a partir dessas regularidades produzidas histórica, política e socialmente.

 

Palavras-chave: Ensino à Distância, Internet na Educação, Educação.

 

 

ABSTRACT

 

The objective of this research was to investigate in the students' discourse, military nurses, the impact of the Basic Distance Life Support for Squares course in the Brazilian Navy, as the result of this course has influenced professional practice. It is a case study with a qualitative approach, carried out through the use of data collection instruments that were used to constitute information about the subjects and the research scenario. The subjects of the research were five Nursing Sergeants, Nursing Technicians, male, with an average of ten years of active service in the Brazilian Navy, graduates of the Basic Life Support Course at a Distance from the School of Health of Naval Hospital Marcílio Dias, which were chosen randomly. Semi-structured interviews were applied to these subjects, in order to broaden their discourse about the distance phase. In this stage, we use discourse analysis in which, according to Maingueneau (2008), that is, the French Discourse Analysis, which exposes that "discourse" is a dispersion of transcribed texts (or speeches) whose historical mode of inscription will be Defined as a space of enunciative regularities. That is, it has a double voice in the discourse, heterogeneity of discourse, which is constituted from these regularities produced historically, politically and socially.

Keywords: Distance Learning, Internet in Education, Education.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21246

Apontamentos

  • Não há apontamentos.