UMA COMPREENSÃO SOBRE O ENSINO DA COSMOLOGIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES E INVESTIGADORES

Autores

  • Milene Rodrigues Martins Universidade Estadual de Maringá
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21248

Resumo

As pesquisas voltadas para o ensino da Cosmologia ainda estão a caminhar a passos lentos, uma vez que, há poucos estudos desenvolvidos com esse enfoque. Nesta perspectiva, considerando as inquietudes pertinentes à origem do universo, este trabalho tem por objetivo investigar o discurso de seis professores e pesquisadores de duas instituições de ensino superior, sendo uma de âmbito nacional e outra internacional. Para tanto, este trabalho terá como foco de estudo três evidências empíricas complexas que não permitem apenas uma interpretação: desvios para o vermelho (redshifts); radiação cósmica de fundo (CBR) e quasares. A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas filmadas, para posterior transcrição e interpretação das mesmas. A análise dos dados foi embasada nos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa fenomenológica. Ao término das análises concluiu-se que a importância do ensino da Cosmologia ainda não é consenso entre os professores e pesquisadores, bem como a metodologia a ser adotada. Em relação à abordagem de modelos cosmológicos alternativos ao modelo padrão, os sujeitos de pesquisa, também não estão em consonância. Ademais, parece ser unanimidade entre os sujeitos de pesquisa a concepção de que em relação ao universo há muito a ser descoberto, investigado e estudado, uma vez que, se conhece apenas uma porção ínfima do mesmo. Em relação às três evidências empíricas (redshifts, quasares e radiação cósmica de fundo), os sujeitos de pesquisa que versaram sobre as mesmas, apresentaram somente as interpretações que corroboram para a solidificação da teoria do big bang (estrondão).

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Biografia do Autor

Milene Rodrigues Martins, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016) Atualmente é doutoranda no mesmo programa de Pós-graduação. Desenvolve pesquisas voltadas para o ensino da Cosmologia contemporânea, ensino e aprendizagem de Física Moderna Contemporânea e formação de professores.

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Publicado

2017-05-22

Como Citar

Martins, M. R., & Neves, M. C. D. (2017). UMA COMPREENSÃO SOBRE O ENSINO DA COSMOLOGIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES E INVESTIGADORES. Ensino, Saude E Ambiente, 10(1). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21248

Edição

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