OS SENTIDOS DA INTERDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DOS OLHARES DE LICENCIANDAS EM FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO

Gisele Soares Lemos Shaw, João Batista Teixeira da Rocha

Resumo


Apesar dos incentivos legais e da literatura especializada à implementação da interdisciplinaridade no ensino, falta formação de professores para esse tipo de trabalho. Isso se aplica principalmente junto a professores da área de Ciências da Natureza, que precisam saber integrar conhecimentos de diferentes disciplinas, principalmente da Biologia da Química e da Física. Nesse artigo apresentamos a importância da formação docente para o exercício do trabalho interdisciplinar e acompanhamos os sentidos da interdisciplinaridade e as práticas de quatro licenciandas em Ciências da Natureza durante seu processo formativo. Os dados das participantes foram coletados por meio dos relatos de suas memórias sobre o ensino, discussões que ocorreram em aulas de estágio, análise de seus relatórios do primeiro estágio e através de entrevistas individuais. Para análise foi utilizada a análise textual discursiva. Apontamos que três participantes apresentaram compreender a importância da interdisciplinaridade, pensaram ter efetivado essa prática, mas não o fizeram de fato. A quarta licencianda conseguiu integrar interdisciplinarmente conhecimentos da Biologia, da Matemática e da Língua Portuguesa.


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DOI: https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21278

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