MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS OBSERVADAS EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO DESCARTE DE RESÍDUOS COM APRENDIZAGEM ATIVA

Autores

  • Expedicto Ribeiro Carvalho Júnior Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena, Lorena, SP
  • Célia Regina Tomachuk Universidade de São Paulo -USP, Escola de Engenharia de Lorena-EEL, Departamento de Ciências Básicas e Ambientais, Lorena, SP

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21286

Resumo

As metodologias ativas têm auxiliado no desenvolvimento do ensino mostrando-se uma ferramenta eficaz na promoção de ações de integração e interação com foco no aluno. Este trabalho teve como intuito melhorar o comportamento de alunos do 7º ano em relação ao descarte de resíduos. O tema foi abordado na disciplina de Ciências. Os alunos foram organizados em grupos e estimulados a refletir acerca dos resíduos gerados e descartados, e propor ações para o problema. Houve uma alteração na percepção dos alunos com relação a preservação do meio ambiente e com o cuidado do espaço escolar. Após o projeto foi possível evidenciar que os alunos passaram a se incomodar com o acúmulo de resíduos demonstrando respeito em relação ao espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Expedicto Ribeiro Carvalho Júnior, Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena, Lorena, SP

mestrando no Programa de Pós-Graduação em Programas Educacionais de Ciências da Escola de Engenhaira de Lorena da USP.

Área de Ensino em Ciências

Célia Regina Tomachuk, Universidade de São Paulo -USP, Escola de Engenharia de Lorena-EEL, Departamento de Ciências Básicas e Ambientais, Lorena, SP

Porfessora Doutora no Programa de Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências da Escola de Engenharia de Lorena, USP

Área de Ensino de Ciências

Downloads

Publicado

2018-07-09

Como Citar

Carvalho Júnior, E. R., & Tomachuk, C. R. (2018). MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS OBSERVADAS EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO DESCARTE DE RESÍDUOS COM APRENDIZAGEM ATIVA. Ensino, Saúde E Ambiente, 11(1). https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21286

Edição

Seção

Artigos