Deu ciência na costura: Modelo celular didático artesanal

Autores

  • Edilaine Morais Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Jorge Cardoso Messeder Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i2.a21292

Resumo

O ensino de ciências, em especial de biologia, aborda assuntos que carregam em si um contexto muito abstrato, o que torna o processo de aprendizagem dificultado, já que grande parte dos estudantes não tem acesso diretamente a alguns contextos disciplinares. A utilização de recursos didáticos bem como a explanação do contexto histórico da ciência são ferramentas que podem contribuir para a contextualização e para aprendizagem do aluno. Neste artigo apresenta-se a citologia por um viés histórico, e a criação e construção de um modelo didático que destaca as características da célula para auxiliar o professor no ensino de citologia para alunos com diferentes necessidades especiais, destacando a especificidades dos deficientes visuais. A contextualização e os recursos didáticos associados tornam possível que o aprendizado possa ser mais atrativo ao aluno, e consequentemente contribua para a aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilaine Morais Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Mestrado em Ensino de Ciências

Jorge Cardoso Messeder, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Mestrado em Ensino de Ciências

Downloads

Publicado

2018-09-18

Como Citar

Souza, E. M., & Messeder, J. C. (2018). Deu ciência na costura: Modelo celular didático artesanal. Ensino, Saúde E Ambiente, 11(2). https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i2.a21292

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)