OS TEMAS DE BIOLOGIA SOB A ÓTICA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO NO CENÁRIO NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21517Resumo
A pesquisa se constituiu no Laboratório de Pesquisa EDUCIRS em parceria com o grupo OBEDUC-GT RS do Núcleo PPCTE a partir do levantamento de trabalhos sobre representações sociais publicados em periódicos nacionais da área de Ensino, dos anos de 2000 a 2015 e permitiu a construção de um panorama, possibilitando diversos olhares que, nesse caso, convergiram no objetivo de conhecer as principais características desses estudos desenvolvidos na área de Ensino de Ciências, especificamente tratando de temas das Ciências Biológicas. O levantamento deu-se a partir de periódicos nacionais avaliados pela CAPES no estrato A. Foram identificados 21 artigos com assuntos relativos ao ensino de Biologia, com destaque os derivados das interações entre os seres vivos. As análises mostraram que esses estudos são relevantes na medida em que contribuem na compreensão dos processos de produção social de conhecimentos, além de sinalizarem caminhos na elaboração de práticas educativas para o ensino de Biologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.