ONDAS LÚDICAS ENSINAM CRIANÇAS NA BEIRA DO RIO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a21519Resumo
O artigo procura abrir discussão analítica sobre o lúdico enquanto processo de ensino, viabilizando a aprendizagem de conhecimentos científicos no ensino de geografia. Discute o lúdico enquanto proposta continua de ensino e de aprendizagem, pela qual se objetiva que o estudante possa refletir o mundo vivido e passe a participar mais profundamente de toda aquisição de conhecimento em sala de aula, construindo o seu próprio saber de maneira criativa e significativa. Abre possibilidades aos estudantes das escolas ribeirinhas a contextualizar o que vivem, associando os conhecimentos empíricos, cotidianos aos conhecimentos científicos, ressignificando os seus saberes. Refletir pontos negativos e positivos da inserção do lúdico na prática do professor em sala de aula, como processo metodológico a partir de práticas dinâmicas. Essa discussão se embasa em Andrade (2013), Callai (2011), Silva, Mettrau e Barreto (2007), Kaercher (2014) os quais enfatizam práticas com atividades lúdicas que permitam aos estudantes realizar o exercício mental do pensar construindo conhecimentos científicos geográficos e críticos.
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