A PESQUISA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO 8º ANO

Autores

  • Tatiana Luna

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21525

Resumo

Estratégias pedagógicas baseadas em pesquisa são reconhecidas como promotoras do desenvolvimento de habilidades conceituais e científicas. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência obtida através de uma sequência didática envolvendo um projeto de pesquisa. A proposta foi realizada com estudantes do oitavo ano do ensino fundamental sobre o tema alimentação e saúde. Após a problematização, os estudantes desenvolveram um projeto de pesquisa, que visava investigar os hábitos alimentares de outros estudantes e após a análise dos dados, os estudantes criaram materiais informativos sobre a prevenção de problemas relacionados com a alimentação e a adoção de hábitos saudáveis. Como resultado, percebeu-se que diferentes áreas das ciências foram trabalhadas, como o ensino em saúde e o método científico. Ainda, foram desenvolvidas habilidades na área da matemática e linguística, favorecendo a interdisciplinaridade.  Assim, a experiência descrita pode contribuir para a construção de práticas pedagógicas de educação em ciências e educação em saúde contextualizadas, críticas, investigativas e interdisciplinares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-16

Como Citar

Luna, T. (2019). A PESQUISA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO 8º ANO. Ensino, Saúde E Ambiente, 12(1). https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21525

Edição

Seção

Artigos