A PESQUISA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO 8º ANO
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21525Resumo
Estratégias pedagógicas baseadas em pesquisa são reconhecidas como promotoras do desenvolvimento de habilidades conceituais e científicas. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência obtida através de uma sequência didática envolvendo um projeto de pesquisa. A proposta foi realizada com estudantes do oitavo ano do ensino fundamental sobre o tema alimentação e saúde. Após a problematização, os estudantes desenvolveram um projeto de pesquisa, que visava investigar os hábitos alimentares de outros estudantes e após a análise dos dados, os estudantes criaram materiais informativos sobre a prevenção de problemas relacionados com a alimentação e a adoção de hábitos saudáveis. Como resultado, percebeu-se que diferentes áreas das ciências foram trabalhadas, como o ensino em saúde e o método científico. Ainda, foram desenvolvidas habilidades na área da matemática e linguística, favorecendo a interdisciplinaridade. Assim, a experiência descrita pode contribuir para a construção de práticas pedagógicas de educação em ciências e educação em saúde contextualizadas, críticas, investigativas e interdisciplinares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.