PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21530Resumo
A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é um tema que necessita de reflexão, notadamente, no que se refere ao ensino de Fisiologia Humana. Como tal, é fundamental abordar novos métodos de ensino que contribuam para que os discentes desenvolvam protagonismo na construção do conhecimento, sendo essa uma necessidade real da disciplina de Fisiologia Humana para que ela passe a ser vista e compreendida dentro de uma abordagem significativa. Assim, o presente estudo objetiva apresentar uma proposta didática desenvolvida com base na ABP, interdisciplinaridade e método ativo de ensino-aprendizagem. Foram elaborados seis modelos de aulas com os seguintes temas: Sistema Muscular, Sistema Endócrino, Sistema Cardiovascular, Sistema Respiratório, Sistema Urinário e Sistema Nervoso. Cada aula contempla: introdução, que apresenta uma breve revisão teórica sobre o tema de estudo; objetivos de aprendizagem, habilidades e competências a serem desenvolvidas; apresentação da questão-problema; elaboração de mapas cognitivos; metodologia de desenvolvimento da aula; e referências (livros, artigos e ferramentas digitais). O método ABP coloca o discente no centro do processo de ensino aprendizagem, por meio de um currículo interdisciplinar e significativo para a sua carreira acadêmica e profissional futura. Contudo, deve ser implementado aos poucos respeitando suas dificuldades e o nível de aceitação do novo método. Espera-se que novas pesquisas possam ser desenvolvidas para ampliar a discussão sobre o método ABP e que tais metodologias possam ser implantadas e estudadas em relação à construção do conhecimento cognitivo e desenvolvimento de habilidades e competências.
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