CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21538Resumo
Considerando o aumento da expectativa de vida da população e constantes mudanças nas estruturas familiares, a formação de cuidadores de idosos é um assunto que merece destaque. Através deste estudo, objetiva-se compartilhar uma experiência de contribuições da metodologia da problematização que foi desenvolvida na formação de cinco cuidadores de idosos em uma escola profissionalizante do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Para tanto, procede-se um estudo observacional, descritivo e reflexivo com abordagem qualitativa que teve início em abril de 2017. Para o planejamento de todas as aulas e exposição dos conteúdos utilizou-se o Método do Arco, o qual foi desenvolvido por Charles Maguerez. Desse modo, observou-se que a utilização desta metodologia trouxe à tona questões que fundamentaram discussões resolutivas em sala de aula, pactuando com os conteúdos abordados e o perfil desejado do profissional. Em suma, a problematização contribuiu para a formação de um profissional crítico e reflexivo, tomando sua construção pessoal como ponto de partida para a atuação direta na tomada de decisão no cuidado ao idoso.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.