AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA (ES): APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Carlos Roberto Pires Campos
  • Marcelo Scabelo Silva
  • Vasty Veruska Ferraz
  • Juliana Conde Conde
  • Fernando Pinto Lopes

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a21548

Resumo

O trabalho buscou analisar as potencialidades pedagógicas da aula de campo na formação continuada de professores de ciências da natureza, tomando-a como metodologia de ensino, focando suas contribuições para a aprendizagem colaborativa e para a educação ambiental. As aulas de campo tiveram a duração de dois dias e foram empreendidas na Floresta Nacional de Pacotuba, sul do Estado do Espírito Santo. Trata-se de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados emergiram das observações sistemáticas, anotações nos diários de bordo, relatos orais e entrevistas. As aulas de campo favoreceram o debate crítico e interdisciplinar de uma série de conteúdos de ciências da natureza, promovendo a superação da fragmentação do conhecimento científico.  Os dados obtidos revelaram o potencial motivador das aulas de campo, permitindo a integração dos vários tipos de conhecimento necessários à construção do conhecimento científico, favorecendo o trabalho em grupo e a abordagem interdisciplinar dos temas sociocientíficos. 

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Publicado

2019-01-02

Como Citar

Campos, C. R. P., Silva, M. S., Ferraz, V. V., Conde, J. C., & Lopes, F. P. (2019). AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA (ES): APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Ensino, Saude E Ambiente, 11(3). https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a21548

Edição

Seção

Artigos