AULA DE CAMPO NA FLORESTA NACIONAL DE PACOTUBA (ES): APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a21548Resumo
O trabalho buscou analisar as potencialidades pedagógicas da aula de campo na formação continuada de professores de ciências da natureza, tomando-a como metodologia de ensino, focando suas contribuições para a aprendizagem colaborativa e para a educação ambiental. As aulas de campo tiveram a duração de dois dias e foram empreendidas na Floresta Nacional de Pacotuba, sul do Estado do Espírito Santo. Trata-se de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados emergiram das observações sistemáticas, anotações nos diários de bordo, relatos orais e entrevistas. As aulas de campo favoreceram o debate crítico e interdisciplinar de uma série de conteúdos de ciências da natureza, promovendo a superação da fragmentação do conhecimento científico. Os dados obtidos revelaram o potencial motivador das aulas de campo, permitindo a integração dos vários tipos de conhecimento necessários à construção do conhecimento científico, favorecendo o trabalho em grupo e a abordagem interdisciplinar dos temas sociocientíficos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.