SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISES E PROPOSIÇÕES BASEADAS EM ASPECTOS IMAGÉTICOS

Autores

  • Gabriel Ribeiro
  • Rosilda Ferreira
  • Cricia Bonfim
  • Caio Santos

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21554

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar as representações imagéticas relacionadas à sexualidade presentes nos 10 livros didáticos de ciências do oitavo ano do Ensino Fundamental mais distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático/2014 (PNLD/2014). A recolha e análise de dados foi realizada com recurso à uma matriz analítica confeccionada pelos autores e fundamentada no modelo KVP (Clément, 2006), que preconiza que as variáveis conhecimento cientifico (K), valores (V) e práticas sociais (P) interagem entre si e influenciam na construção das concepções de cada indivíduo. Os resultados encontrados evidenciam que as representações imagéticas relacionadas à sexualidade não seguem, em grande medida, as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Orientação Sexual, do edital PNLD/2014, nem os pressupostos da pesquisa em educação em ciências. 

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Publicado

2019-05-16

Como Citar

Ribeiro, G., Ferreira, R., Bonfim, C., & Santos, C. (2019). SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISES E PROPOSIÇÕES BASEADAS EM ASPECTOS IMAGÉTICOS. Ensino, Saude E Ambiente, 12(1). https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21554

Edição

Seção

Artigos