A PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A RESPEITO DO USO DE ANIMAIS EM AULAS PRÁTICAS.

Autores

  • Lorena Ferrari Uceli
  • Jéssica Milene de Moura Assis
  • José Vicente Paula Filho
  • Daniel de Oliveira
  • Kênia de Araújo
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21561

Resumo

Os animais representam na biologia um grupo bem diversificado e muito se discute, atualmente, sobre a necessidade da utilização de tais em aulas práticas. Alguns autores defendem a utilização dos animais afirmando ser um recurso que permite aos alunos assimilar melhor o conteúdo lecionado; outros alegam que se trata de uma prática desnecessária e desumana, por causar danos ao animal e provocar problemas psicológicos nos alunos. Entretanto, animais ainda são utilizados nas aulas práticas em diversas instituições de ensino. O objetivo do trabalho foi investigar a percepção dos alunos do curso de Ciências Biológicas de duas universidades a respeito do emprego dos animais em aulas práticas, no Ensino Superior e na Educação Básica, e verificar o conhecimento dos mesmos sobre as legislações a respeito do assunto. Os resultados obtidos evidenciaram que os licenciandos são favoráveis à utilização de animais e desconhecem a legislação e os debates éticos referentes ao tema.

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Publicado

2019-05-16

Como Citar

Uceli, L. F., Assis, J. M. de M., Paula Filho, J. V., Oliveira, D. de, Araújo, K. de, & Barros, M. D. M. de. (2019). A PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A RESPEITO DO USO DE ANIMAIS EM AULAS PRÁTICAS. Ensino, Saúde E Ambiente, 12(1). https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i1.a21561

Edição

Seção

Artigos