MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DAS REVISTAS CIENCIA HOJE E SUPERINTERESSANTE
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a21562Resumo
A Divulgação Científica (DC) desempenha um papel fundamental na aproximação do conhecimento científico para a população e está presente em diversos meios de comunicação, inclusive na mídia impressa. Estes textos de DC, ao abordarem questões relacionadas às mudanças climáticas que estão sendo debatidas na atualidade, contribuem para a formação de leitores críticos. Desta forma, questionou-se de que forma as revistas Ciência Hoje e Superinteressante têm abordado os conteúdos referentes a esse tema. O objetivo deste artigo é investigar a forma como estas duas revistas apresentam estes conteúdos durante o período de 2013 a 2016. Foram selecionados um total de 30 textos analisados de acordo com a seção, autoria, imagens, linguagem e precisão científica. Os resultados obtidos divergiram principalmente no que diz respeito à autoria e precisão científica, uma vez que a revista Ciência Hoje, em sua maioria, foi redigida por especialistas, com conteúdos maiores e com maior precisão científica quando comparada com a Superinteressante. Já em relação às imagens e à linguagem, as revistas apresentaram pontos semelhantes em seus conteúdos. Conclui-se, portanto, que as revistas analisadas deram certo destaque ao tema mudanças climáticas em suas edições e que se constituem como potenciais recursos para a divulgação das questões ambientais para o público em geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.