O CONHECIMENTO EM ANÁLISE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a21611Resumo
O artigo é resultado de pesquisa qualitativa com revisão de literatura e documental. Nesse estudo, objetivou-se analisar a percepção de um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas sobre o conhecimento no processo de ensino e de aprendizagem no contexto escolar. A partir disso, buscou-se relacionar a modelos pedagógicos e epistemológicos, de acordo com referencial teórico. Para tanto, os objetos de análise foram atividades realizadas pelos participantes: (1) a resposta à pergunta sobre concepção de conhecimento e (2) desenhos sobre como se dá o conhecimento no processo de ensino e de aprendizagem na escola. Nos encontros foram produzidos escritos e desenhos, os quais foram lidos, observados, estudados e categorizados pelo método de análise de conteúdo. Como resultado, os participantes da pesquisa apresentaram concepções variadas de conhecimento sobressaindo características da tendência empirista, valorizando a exposição, a ideia de transmissão, a reprodução, entre outros. Os desenhos representaram concepções ligadas principalmente ao empirismo e ao construtivismo. Em relação aos indivíduos retratados, foi mais recorrente a figura da professora à frente da turma, distante dos alunos e expondo o conteúdo. Os estudantes foram desenhados por todos os acadêmicos, a maioria sem distinção de gênero, sentados e passivos ou em pé, aparentemente alheios à aula. Foram representadas interações interpessoais e muitos dos estudantes voltados fisicamente em direção ao professor. Sobre o espaço, sobressaiu a sala de aula, com quadro, carteiras enfileiradas e giz. Assim, o modelo pedagógico sugere que características do empirismo foram mais recorrentes nas atividades elaboradas pelo grupo participante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.