A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICOS E CRÍTICOS A PARTIR DE FEIRAS DE CIÊNCIAS.

Autores

  • Fernanda Welter Adams
  • Scarlet Dandara Borges Alves
  • Simara Maria Tavares Nunes

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a21642

Resumo

Acredita-se que as Feiras de Ciências possam possibilitar uma aprendizagem diferenciada, baseada na interdisciplinaridade e contextualização, promovendo assim uma formação cidadã, fundamentada em princípios éticos e morais. A partir da participação dos educandos do ensino básico em Feiras de Ciências, estes podem ser capazes de desenvolver conhecimentos cognitivos, sociais e ambientais. Com isso em mente, o objetivo deste trabalho foi organizar e avaliar uma Feira de Ciências e os seus respectivos impactos no processo de ensino e aprendizagem através de uma pesquisa qualitativa/quantitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados questionários respondidos pelos alunos participantes da atividade. A Feira de Ciências 2012: “Energia e Sustentabilidade” do Colégio Estadual Polivalente Dr. Tharsis Campos foi organizada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Curso de Química da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão (Pibid/Química/UFG/RC) em ação conjunta com o subprojeto Pibid do Curso de Ciências Biológicas/UFG/RC. A Feira de Ciências foi uma das etapas finais de um Projeto Temático desenvolvido na escola parceira e através deste trabalho alcançou-se uma formação diferenciada como pôde ser depreendido dos questionários avaliados.

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Publicado

2020-05-25

Edição

Seção

Artigos