CURSO ONLINE SOBRE EDUCAÇÃO, DROGAS E SAÚDE: MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA (RJ, BRASIL)

Autores

  • Francisco Figueiredo Coelho
  • Simone Monteiro Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde/Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde/IOC/FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a21643

Resumo

Embora o tema drogas tenha sua relevância nos âmbitos social e educativo, estudos revelam certa dificuldade dos professores para lidar com o tema na escola básica. Isso está ancorado em diferentes fatores sociais e pedagógicos, como a carência de formações continuadas e a dificuldade secular de se compreender a prevenção fora do enfoque proibicionista. Nesse contexto, este artigo investigou as motivações e expectativas de um grupo de 49 professores da educação básica durante uma formação online e gratuita sobre drogas. A maior parte dos cursistas revelou um interesse pelo  conhecimento pessoal e instrumentalização para desenvolver novas ações nas escolas onde atuam. Sua maior parcela se preocupa em aprender em grupo e com as experiências alheias a fim de gerir novas situações de aprendizagem acerca do tema, promovendo prevenção. Embora a maior parte dos cursistas busque o curso como forma de atualização sobre drogas, alguns demonstraram interesse em questões assistenciais para lidar com alunos usuários, o que em princípio não vai ao encontro da proposta formativa. De forma geral, esses dados nos ampliam possibilidades de melhoramento desse e de outros cursos online associados ao eixo transversal saúde, como forma de intervir na realidade dos estudantes e reduzir práticas agressivas à saúde

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Coelho, F. F., & Monteiro, S. (2019). CURSO ONLINE SOBRE EDUCAÇÃO, DROGAS E SAÚDE: MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA (RJ, BRASIL). Ensino, Saude E Ambiente, 11(3). https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a21643

Edição

Seção

Artigos