PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO APLICADOS: A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Giseli Pereira dos Santos Universidade Federal Fluminense
  • Rose Mary Latini Universidade Federal Fluminense
  • Luiza Rodrigues de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Maria Bernadete Pinto dos Santos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a23478

Resumo

Este estudo tem por objetivo a análise da articulação entre o aporte teórico da Educação Ambiental Crítica e as propostas de ensino elaboradas a partir de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Abordagem Histórico Cultural e as Práticas Sociais. Os pressupostos da Educação Ambiental e do Ensino de Ciências aqui considerados são a sua abordagem interdisciplinar e contextualizada, subsidiados pela perspectiva histórico-cultural de construção de conhecimentos. Foram tomadas como categorias de análise a Tematização problematizadora e contextualizadora do real, Coletividade e Individualidade e Construção de conceitos científicos e a compreensão do ambiente. Os resultados apontam que, embora com diferentes enfoques, os materiais de ensino analisados, trazem consigo importantes considerações a respeito das abordagens teóricas nos campos da Educação Ambiental e do Ensino de Ciências e apontam a necessidade da (re) orientação de preceitos essenciais da educação ambiental crítica em comunhão com o ensino de ciências

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Santos, G. P. dos, Latini, R. M., Oliveira, L. R. de, & dos Santos, M. B. P. (2019). PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO APLICADOS: A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Ensino, Saúde E Ambiente, 11(3). https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a23478

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>