PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO APLICADOS: A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i3.a23478Resumo
Este estudo tem por objetivo a análise da articulação entre o aporte teórico da Educação Ambiental Crítica e as propostas de ensino elaboradas a partir de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Abordagem Histórico Cultural e as Práticas Sociais. Os pressupostos da Educação Ambiental e do Ensino de Ciências aqui considerados são a sua abordagem interdisciplinar e contextualizada, subsidiados pela perspectiva histórico-cultural de construção de conhecimentos. Foram tomadas como categorias de análise a Tematização problematizadora e contextualizadora do real, Coletividade e Individualidade e Construção de conceitos científicos e a compreensão do ambiente. Os resultados apontam que, embora com diferentes enfoques, os materiais de ensino analisados, trazem consigo importantes considerações a respeito das abordagens teóricas nos campos da Educação Ambiental e do Ensino de Ciências e apontam a necessidade da (re) orientação de preceitos essenciais da educação ambiental crítica em comunhão com o ensino de ciências
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