A UTILIZAÇÃO DAS TDIC COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA NO ENSINO DE QUEDA LIVRE

Autores

  • ADRIANA DA SILVA FONTES Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Departamento de Física/ MNPEF
  • MICHEL CORCI BATISTA Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Departamento de Física/ MNPEF
  • Roseli Constantino Schwerz Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Departamento de Física/ MNPEF
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i3.a27133

Resumo

Este trabalho foi elaborado com a finalidade de compartilhar com os professores de física e com os licenciandos, uma forma de trabalhar o conteúdo de Queda livre, através de simulações com softwares e aplicativos para Smarphones free, visando fornecer três opções diferentes de trabalhar o mesmo conteúdo, explorando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), para que possam escolher qual aplicar com seus alunos, objetivando motivar os alunos, proporcionar o processo de ensino-aprendizagem, gerar maior interação entre professores e alunos, observar as concepções dos futuros professores sobre as aulas experimentais de física e fornecer informações a respeito das TDIC no ensino de física. Tudo isso considerando o baixo custo e a alta qualidade acadêmica. A atividade foi aplicada a alunos do curso de licenciatura em química, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, durante a disciplina de física 1. Para a coleta de dados utilizamos mapas conceituais, questionários e diário de campo e, para análise dos dados seguimos os pressupostos da pesquisa qualitativa, com aspectos da pesquisa exploratória. Os softwares escolhidos foram o Algodoo e Tracker e os aplicativos Free Fall Simulator e acelerômetro. Para cada um deles, foram montadas simulações que exploraram os programas de forma qualitativa, por meio da análise de objetos. Ao final foi aplicado um questionário visando avaliar as impressões dos alunos sobre os recursos disponibilizados. Os resultados colhidos indicaram que os alunos não conheciam essas ferramentas e sentiram-se motivados a utilizá-las, em especial o aplicativo para simulação de queda livre, em função da acessibilidade e de estarem mais acostumados a manusear o Smartphone, em segundo destaca-se o software Algodoo, em função das simulações serem atraentes e o programa de fácil manuseio.

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Biografia do Autor

ADRIANA DA SILVA FONTES, Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Departamento de Física/ MNPEF

Licenciada em Física e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991); Especialista em Matemática pela Universidade Estadual do Centro Oeste (1996); Mestre em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2000); Doutora em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e Pós doc em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (05/2014). Atua no magistério desde 1991. É professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1995. Tem experiência na área de Física, formação de professores, TDIC para o ensino de Física.

MICHEL CORCI BATISTA, Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Departamento de Física/ MNPEF

Prof. Dr. em Educação para a Ciência e a Matemática

Roseli Constantino Schwerz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Departamento de Física/ MNPEF

Prof. Dr. Fisica

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Especialista em Educação e Divulgação Científica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel -1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratorio di Didattica delle Scienze no Dipartimento di Fisica da Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália (1995/96). Foi bolsista do Istituto Italo-Latino Americano (Roma-Itália), Ministero degli Affari Esteri (Roma-Itália), Ministério de Assutos Externos-MASHAV (Jerusalém-Israel), Warburg Institute (University College of London - Inglaterra) e Istitulo per gli Studi Filosofici - Nápoles (Itália). Tradutor do Processo de Giordano Bruno e da correspondência completa entre Cigoli e Galileo. Coordenou inúmeros projetos envolvendo as agências FINEP, CNPq, CAPES e ARAUCÁRIA (SPEC, PROCIÊNCIAS, PROIN, MUSEUS DE CIÊNCIA). Tem experiência na área de Educação e Divulgação Científica, Alfabetização Científica, Linguagem Verbo-Visual aplicada à Divulgação da Ciência, História, com ênfase em História e Epistemologia das Ciências. Foi Secretário da SBPC-PR entre 2004 e 2009. Atua como docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais (disciplina DIALOGOS INTERDISCIPLINARES ARTE-CIÊNCIA) e Música (ACÚSTICA). Realizou todas as edições da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CNPq/MCT, SBPC). Coordena o Planetário CIRCUS STELLARIUM. Coordenou o Programa de Mestrado e Doutorado

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

FONTES, A. D. S., BATISTA, M. C., Schwerz, R. C., & Neves, M. C. D. (2019). A UTILIZAÇÃO DAS TDIC COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA NO ENSINO DE QUEDA LIVRE. Ensino, Saude E Ambiente, 12(3). https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i3.a27133

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