CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO PARA O ENSINO DA TANATOPEDAGOGIA NA ESCOLA

Autores

  • Bruna Tadeusa Genaro |Martins de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Marcia Maria de Medeiros Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a27309

Resumo

Este artigo descreve os processos de uma pesquisa de Mestrado em Ensino em Saúde, a qual buscou elaborar um material educativo objetivando auxiliar professores(as) a conduzirem discussões sobre a morte nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Tal estudo foi proposto devido à relevância de se abordar educativamente esta temática no contexto escolar e reconhecendo a complexidade que envolve esta tarefa, bem como a escassez de cursos e ferramentas que subsidiem os(as) profissionais da educação neste sentido. Consideramos que o trabalho realizado traz importantes contribuições aos campos do ensino e da saúde, ao passo que aproxima ambos os setores pela proposta de fomentar e facilitar processos de ensino-aprendizagem sobre uma temática que traz implicações para a saúde mental das pessoas em todas as idades. Portanto, o presente artigo objetiva apresentar as etapas de tal investigação e seu resultado, o livro intitulado Por que, quando e como falar sobre a morte na escola: material de apoio ao(a) professor(a) dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Tadeusa Genaro |Martins de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Especialista em Ciências do Envelhecimento Humano pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Marcia Maria de Medeiros, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bacharel em História pela Universidade de Passo Fundo (1996), mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) nos cursos de Turismo, Química Industrial e Enfermagem. Professora permanente do programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da UEMS. 

Downloads

Publicado

2020-05-25

Edição

Seção

Artigos