PERCEPÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÁO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a28268Resumo
A integração de TDIC no ensino deve ser entendida como um processo dinâmico e situado, em que tanto as tecnologias quanto as práticas pedagógicas são constantemente avaliadas e transformadas, de acordo com os contextos e indivíduos envolvidos. Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções de professores universitários sobre as experiências de integração de TIDC, a partir do processo de implementação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) em cursos da área das ciências e da saúde. Para isso, foram realizadas entrevistas com os 12 primeiros professores usuários de uma ferramenta de autoria de cursos na Internet, as quais foram analisadas segundo a análise temática de Bardin (2003). Os principais resultados indicam que ao integrarem os AVA em suas disciplinas, os professores sentiram preocupações relacionadas à sobrecarga de trabalho, à exposição de sua prática docente, à autoria dos trabalhos dos alunos, assim como às dificuldades de lidar com as TDIC. Os professores perceberam mudanças no processo de ensino de aprendizagem, tais como a participação dos alunos, a relação professor-aluno e a dinâmica de mediação da disciplina. Finalmente, os professores relataram encarar a experiência como uma oportunidade de aprendizagem sobre a integração de TDIC no ensino. Esta pesquisa pode contribuir com a construção de conhecimento sobre os desafios enfrentados por docentes no ensino das ciências e da saúde, assim como para o debate sobre modelos de desenvolvimento profissional para a integração de TDIC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.