CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE AS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA OS ESTUDANTES.

Autores

  • DELANO MOODY SIMOES SILVA Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0002-6784-6161
  • Ana Júlia Lemos Alves Pedreira Universidade de Brasília
  • Letícia L. F. R. Anjos Secretaria de Educação do DF
  • Lucas Freitas Secretaria de Educação do DF
  • Iago Oliveira Universidade de Brasília
  • Maria Eduarda Peres Oliveira Secretaria de Educação do DF
  • Bernardo Oricchio-Rodrigues Secretaria de Educação do DF
  • Rosinaldo Domingos Secretaria de Educação do DF
  • Josiane Quintas Universidade de Brasília
  • Yngrid Ribeiro Universidade de Brasilia
  • Janyla Sousa Secretaria de Educação do DF
  • Fabrício Lemos

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a28287

Resumo

A abordagem dos procedimentos no ensino de ciências é tão necessária quanto a tradicional abordagem conceitual. Porém, diferente dos conceitos, os procedimentos precisam ser trabalhados com atividades que possibilitem aos alunos realizarem ações diferentes do somente escutar e copiar. Dessa forma, na tentativa de verificar a contribuição que os livros didáticos (LD) podem trazer ao professor para abordar procedimentos relacionados à ciência, neste trabalho é apresentada uma análise das atividades propostas em LD atuais de Biologia e de Ciências. A análise das atividades foi realizada baseada na classificação de procedimentos proposta por Pozo e Crespo (2009). Os livros analisados apresentaram um significativo e diverso número de atividades que, apesar de priorizarem atividades que valorizam a aquisição de informação, contemplam todos os procedimentos esperados. Sendo assim, os LD contribuem para o professor planejar e mediar atividades que contemplem todos os procedimentos necessários para o aluno aprender e desenvolver seus conhecimentos em ciências.

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Publicado

2020-08-31

Edição

Seção

Artigos