CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM OLHAR SOBRE AS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA OS ESTUDANTES.
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a28287Resumo
A abordagem dos procedimentos no ensino de ciências é tão necessária quanto a tradicional abordagem conceitual. Porém, diferente dos conceitos, os procedimentos precisam ser trabalhados com atividades que possibilitem aos alunos realizarem ações diferentes do somente escutar e copiar. Dessa forma, na tentativa de verificar a contribuição que os livros didáticos (LD) podem trazer ao professor para abordar procedimentos relacionados à ciência, neste trabalho é apresentada uma análise das atividades propostas em LD atuais de Biologia e de Ciências. A análise das atividades foi realizada baseada na classificação de procedimentos proposta por Pozo e Crespo (2009). Os livros analisados apresentaram um significativo e diverso número de atividades que, apesar de priorizarem atividades que valorizam a aquisição de informação, contemplam todos os procedimentos esperados. Sendo assim, os LD contribuem para o professor planejar e mediar atividades que contemplem todos os procedimentos necessários para o aluno aprender e desenvolver seus conhecimentos em ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.