A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA AVALIAÇÃO DE 2012 A 2018

Autores

  • Carlos Magno Rocha Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Eluzir Pedrazzi Chacon Universidade Federal Fluminense/Departamento de Química Inorgânica/Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i3.a28656

Resumo

Este trabalho descreve o percurso do Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense e a formação continuada de professores num período compreendido entre a sua criação em 2012 até 2018, através da análise de 45 dissertações defendidas e aprovadas neste mestrado profissional. Além das dissertações, analisaram-se as respostas dadas a um questionário avaliativo pelos concluintes do curso, que compreendeu questões abertas e fechadas, com o objetivo de observar a formação docente e se houve crescimento profissional. Através dos resultados desta pesquisa documental foi possível uma melhor compreensão do Programa, o que levou a uma recente mudança curricular e também das áreas de concentração e linhas de pesquisa. Pôde-se também observar que o Programa contribuiu positivamente com a formação profissional e humana dos egressos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Ribeiro, C. M. R., & Chacon, E. P. (2019). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA AVALIAÇÃO DE 2012 A 2018. Ensino, Saúde E Ambiente, 12(3). https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i3.a28656

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)