PRODUTOS DO MESTRADO PROFISSIONAL: INSTRUMENTOS DE MUDANÇAS NA FORMAÇÃO E NAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS NA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DO TABAGISMO
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a29094Resumo
RESUMO
Trata-se de um relato, que parte dos resultados obtidos na dissertação de mestrado profissional em ensino na saúde da Universidade Federal Fluminense que traz como problema o pouco envolvimento de profissionais de saúde e de alunos em formação no controle do tabagismo. Objetiva apresentar e trazer para reflexões a questão do tabagismo e as ações de promoção e prevenção a ele relacionadas, a partir de duas estratégias elaboradas com vistas a favorecer a formação e as práticas dos profissionais de saúde na Estratégia Saúde da família. Utiliza como referencial teórico metodológico a análise institucional, colocando em debates coletivos o problema do tabagismo em encontros de intervenção nos moldes da socioclínica institucional. Como resultados dos debates foram evidenciados que crianças e adolescentes eram o grupo mais vulnerável a iniciação ao tabaco e que esta temática era pouco abordada na formação. Foram elaboradas duas estratégias sendo uma delas um formulário para identificar os fumantes, quantos desejavam parar de fumar, e se tinham crianças e ou adolescentes nas famílias, e outra um curso de capacitação sobre tabagismo desenvolvido por estudantes de farmácia e aplicado aos agentes comunitários de saúde. Considera que o processo de intervenção contribuiu na elaboração dos produtos a partir das estratégias pensadas nos debates, e favoreceu mudanças na maneira dos participantes entenderem o tabagismo, enfatizando a corresponsabilidade dos serviços e do ensino na promoção e prevenção ao tabagismo.
Palavras-chave: Promoção da saúde; Prevenção do hábito de fumar; Tabagismo; Pessoal de saúde; Estudantes.
ABSTRACT
It is a report, that part of results achieved in the dissertation of professional masters in health education of Universidade Federal Fluminense, which brings as a problem the little involvement of health professionals and students in training in smoking control. Objective to introduce and to bring to reflections the question of smoking and the promotion and prevention actions related to it, from two elaborated strategies in order to favor the health professionals training and practices in Family Health Strategy. Used as a theoretical reference methodological an institutional analysis, putting in collective debates the smoking problem in intervention meetings in the molds of institutional socioclinical. As a result of the discussions, were evidenced that children and adolescentes were the most vulnerable group to tobacco initiation and that this theme was little approached in training. Two strategies were developed, being one of them one form to identify smokers, how many wanted to quit smoking, and if they had children and/or teens in the family, and a training course on smoking developed by pharmacy students and applied to community health agentes. Considers that the intervention process contributed in the elaboration of products from the strategies devised in debates, and favored changes at manner participants to understand smoking, emphasizing the co-responsibility of services and teaching on promotion and prevention to smoking.
Key-words: Health promotion; Prevention of smoking habit; Smoking; Health staff; Students.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.