PRODUTOS DO MESTRADO PROFISSIONAL: INSTRUMENTOS DE MUDANÇAS NA FORMAÇÃO E NAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS NA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DO TABAGISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a29094

Resumo

RESUMO

Trata-se de um relato, que parte dos resultados obtidos na dissertação de mestrado profissional em ensino na saúde da Universidade Federal Fluminense que traz como problema o pouco envolvimento de profissionais de saúde e de alunos em formação no controle do tabagismo. Objetiva apresentar e trazer para reflexões a questão do tabagismo e as ações de promoção e prevenção a ele relacionadas, a partir de duas estratégias elaboradas com vistas a favorecer a formação e as práticas dos profissionais de saúde na Estratégia Saúde da família. Utiliza como referencial teórico metodológico a análise institucional, colocando em debates coletivos o problema do tabagismo em encontros de intervenção nos moldes da socioclínica institucional. Como resultados dos debates foram evidenciados que crianças e adolescentes eram o grupo mais vulnerável a iniciação ao tabaco e que esta temática era pouco abordada na formação. Foram elaboradas duas estratégias sendo uma delas um formulário para identificar os fumantes, quantos desejavam parar de fumar, e se tinham crianças e ou adolescentes nas famílias, e outra um curso de capacitação sobre tabagismo desenvolvido por estudantes de farmácia e aplicado aos agentes comunitários de saúde. Considera que o processo de intervenção contribuiu na elaboração dos produtos a partir das estratégias pensadas nos debates, e favoreceu mudanças na maneira dos participantes entenderem o tabagismo, enfatizando a corresponsabilidade dos serviços e do ensino na promoção e prevenção ao tabagismo.   

Palavras-chave: Promoção da saúde; Prevenção do hábito de fumar; Tabagismo; Pessoal de saúde; Estudantes.

 

ABSTRACT

It is a report, that part of results achieved in the dissertation of professional masters in health education of Universidade Federal Fluminense, which brings as a problem the little involvement of health professionals and students in training in smoking control. Objective to introduce and to bring to reflections the question of smoking and the promotion and prevention actions related to it, from two elaborated strategies in order to favor the health professionals training and practices in Family Health Strategy. Used as a theoretical reference methodological an institutional analysis, putting in collective debates the smoking problem in intervention meetings in the molds of institutional socioclinical. As a result of the discussions, were evidenced that children and adolescentes were the most vulnerable group to tobacco initiation and that this theme was little approached in training. Two strategies were developed, being one of them one form to identify smokers, how many wanted to quit smoking, and if they had children and/or teens in the family, and a training course on smoking developed by pharmacy students and applied to community health agentes. Considers that the intervention process contributed in the elaboration of products from the strategies devised in debates, and favored changes at manner participants to understand smoking, emphasizing the co-responsibility of services and teaching on promotion and prevention to smoking.

 

Key-words: Health promotion; Prevention of smoking habit; Smoking; Health staff; Students.

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Biografia do Autor

Vilma Vieira Silva, EEAAC/UFF

Sou Médica, trabalho no Médico de Família de Niteró há 8 anosi, faço Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação Docente Interdisciplinar para o SUS.

Ana Clementina Vieira Almeida, Universidade Federal Fluminense/Mestrado Profissional de Ensino na Saúde

Professora, Doutora em Enfermagem, Aposentada, Colaboradora Voluntária  Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense 

Lúcia Cardoso Mourão, Universidade Federal Fluminense/ Instituto Saúde Coletiva/ Mestrado Profissional de Ensino na Saúde

Professora Pós Doutora em Ciências da Educação, Instituto de Saúde Coletiva/UFF, Mestrado Profissional de Ensino na Saúde

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Publicado

2020-08-31

Edição

Seção

Artigos