A INTEGRAÇÃO DE SABERES POR MEIO DA TEMÁTICA DAS SEMENTES CRIOULAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA O CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a32202

Resumo

As sementes são essenciais para a manutenção da diversidade biológica. No Brasil, a prática de seleção, guarda e plantio de sementes é um traço cultural identitário de muitas comunidades tradicionais do campo. Nestes contextos, as sementes crioulas, em suas múltiplas denominações, fazem parte de um amplo repertório de conhecimentos relacionados a tradicionais práticas sociais, perfazendo ainda um patrimônio genético e símbolo cultural de resistência. Na perspectiva da integração de conhecimentos tradicionais no Ensino de Ciências, este artigo analisa a partir de pesquisa qualitativa sobre a própria prática docente, os pontos de articulação ou desarticulação da temática sementes crioulas aos conteúdos do Ensino de Ciências em um contexto de formação de professores para o campo. Discute-se a possibilidade de assumir, quando possível, aproximações e complementaridades entre os sistemas de conhecimento tradicional e científico no âmbito da temática sementes crioulas, e por outro lado reconhecer que há pontos de distanciamentos em que os sistemas de conhecimento caminharão em paralelo. Argumenta-se ainda que tais aproximações possibilitam o enriquecimento mútuo entre conhecimentos reduzindo a visão sobre os saberes tradicionais como algo exótico ou folclórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Halley, T., Klepka, V., Sousa, M. de, & Crepalde, R. dos S. (2020). A INTEGRAÇÃO DE SABERES POR MEIO DA TEMÁTICA DAS SEMENTES CRIOULAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA O CAMPO. Ensino, Saúde E Ambiente, 13(2). https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a32202

Edição

Seção

Artigos