Programa educativo na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis

diabetes e hipertensão arterial

Autores

  • Maria de Fátima Machado Reys Rocha Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Alagoas, Maceió https://orcid.org/0000-0002-8786-2564
  • Flávia Accioly Canuto Wanderley Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, Alagoas
  • Almira Alves dos Santos Universidade Lusófona de Educação e Tecnologia, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-9489-7602

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a32912

Resumo

Por meio da observação da importância da educação popular em saúde para a prevenção da saúde dos pacientes com doenças crônicas, principalmente Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, ambas com alta prevalência na sociedade brasileira, o presente estudo busca avaliar os resultados de um Programa Educativo em Saúde, idealizado a partir da realidade de moradores diabéticos e/ou hipertensos da cidade de Maceió-AL, levando em consideração os aspectos: Conhecimento Geral sobre as doenças, Aspectos Psicológicos e Emocionais envolvidos e autogerenciamento no cuidado, utilizando instrumentos de avaliação que possibilitam avaliar programas educativos e possíveis efeitos do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de estudo clínico de amostra conveniente, com indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 40 a 70 anos, divididos em dois grupos cujas intervenções foram realizadas por meio de oficinas temáticas e educação tradicional, com metodologias desenvolvidas especificamente para determinada população. Para avaliação foram aplicados questionários antes e após a realização das intervenções educativas em cada grupo. Optou-se pela utilização de teste não paramétrico Wilcoxon para observar mudanças (p≤0,05). Após a realização das intervenções educativas foi possível identificar que houve melhora do conhecimento geral sobre a diabetes e hipertensão, e autocuidado nos participantes diabéticos. Com relação à percepção emocional, os pacientes com hipertensão isolada demonstraram um pior escore ao final da intervenção. O estudo demonstrou que estratégias facilitadoras da educação popular em saúde de pacientes diabéticos e/ou hipertensos aumentam o conhecimento geral sobre a doença e melhoram o autogerenciamento do autocuidado da diabetes.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Machado Reys Rocha, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Alagoas, Maceió

Bacharel em FISIOTERAPIA pela Faculdade Estácio- FAL (2007.02), Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde - UNCISAL (2014.01), cursa Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologia - UNCISAL (2017), Formação internacional no Conceito Bobath para adultos hemiplégicos, Bandagem Funcional, Auriciloacupuntura. Atualmente trabalha na Faculdade da Cidade de Maceió - FACIMA e Faculdade de Administração de Alagoas - FAA-IESA como Supervisora de Estágio Supervisionado e Docente nas disciplinas: Cinesiologia, Fisioterapia Aplicada a Geriatria e Gerontologia, Fisioterapia Aplicada a Saúde da Mulher, Epidemiologia e Saúde Pública. Coordena Projeto de Extensão sobre Saúde Integral do Idoso: Prevenção de Quedas e atua em Projetos de pesquisas desenvolvidos nos seguintes temas: Educação em Saúde para portadores de DCNT, Saúde Integral do Idoso e Saúde Integral da Mulher. Contatos: E-mail: fatimamrr@gmail.com Celular: (82) 98133-7694 ou (82)3032-4713.

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Publicado

2021-02-20

Como Citar

Machado Reys Rocha, M. de F., Canuto Wanderley, F. A. ., & dos Santos, A. A. . (2021). Programa educativo na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis: diabetes e hipertensão arterial. Ensino, Saúde E Ambiente, 13(3), 94-109. https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a32912

Edição

Seção

Artigos