Diagnóstico sobre bullying em sete instituições de ensino de Mato Grosso.
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a36040Resumo
O presente artigo, Diagnóstico sobre o bullying em sete instituições de ensino de Mato Grosso, apresenta o levantamento geral da pesquisa Bullying Violação dos Direitos Humanos realizada no período de 2016 a 2018 pelo Grupo de Pesquisa Humanidades e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Para a compreensão dos dados, utilizou-se a metodologia qualitativa descritiva. O aporte teórico é composto por Beaudoin (2006), Canário (2006), Velho (1997),Abramovay (2006) entre outros. A análise dos dados revela que o contexto escolar marcado pela diferenciação e recusa do diferente tem conquistado cada vez mais espaço, exigindo políticas educacionais voltadas para a construção de formas de interação baseadas no respeito às diferenças e, consequentemente, a criação de um ambiente saudável nas instituições de ensino.
Palavras-chave: Bullying. Ensino. Violência. Direitos Humanos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.