Diagnóstico sobre bullying em sete instituições de ensino de Mato Grosso.

Autores

  • Silbene Rosa Paoliello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Cuiabá, Mato Grosso,
  • Gilson Pequeno da Silva
  • Isabel Cristina Silva Instituto Federal de Mato Grosso- IFMT https://orcid.org/0000-0003-0280-1322
  • Raquel Martins Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso
  • Carolina Guimarães Santos

Resumo

O presente artigo, Diagnóstico sobre o bullying em sete instituições de ensino de Mato Grosso, apresenta o levantamento geral da pesquisa Bullying Violação dos Direitos Humanos realizada no período de 2016 a 2018 pelo Grupo de Pesquisa Humanidades e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Para a compreensão dos dados, utilizou-se a metodologia qualitativa descritiva. O aporte teórico é composto por Beaudoin (2006), Canário (2006), Velho (1997),Abramovay (2006) entre outros. A análise dos dados revela que o contexto escolar marcado pela diferenciação e recusa do diferente tem conquistado cada vez mais espaço, exigindo políticas educacionais voltadas para a construção de formas de interação baseadas no respeito às diferenças e, consequentemente, a criação de um ambiente saudável nas instituições de ensino.

Palavras-chave: Bullying. Ensino. Violência. Direitos Humanos.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Silva, Instituto Federal de Mato Grosso- IFMT

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Publicado

2021-02-20

Como Citar

Paoliello, S. R. ., da Silva, G. P. ., Silva, I. C., Fernandes, R. M. ., & Santos, C. G. . (2021). Diagnóstico sobre bullying em sete instituições de ensino de Mato Grosso. Ensino, Saude E Ambiente, 13(3), 41-54. Recuperado de https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/36040

Edição

Seção

Artigos