O Que dizem os professores de ciências de Uma escola do interior da Bahia sobre o Tema socioambiental “agronegócio”

Autores

  • Cauane Rocha Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, campus de Jequié - Bahia https://orcid.org/0000-0002-5520-0013
  • Silvana do Nascimento Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, Campus de jequié - Bahia

Resumo

Entendendo a importância de discutir sobre temas socioambientais para problematizar os conteúdos específicos do ensino de ciências para o desenvolvimento de sujeitos críticos, o objetivo desse artigo foi analisar como os professores compreendem o tema socioambiental agronegócio, associado as aulas de ciências. A pesquisa é de abordagem qualitativa com o emprego da técnica da Análise Textual Discursiva, da qual emergiram três categorias, a saber: a) Insumos químicos e Transgenia; b) Desmatamento e degradação dos recursos naturais, e c) Distribuição desigual de recursos. Os professores propõem boas estratégias e conhecimentos importantes para a implementação e desenvolvimento do tema socioambiental agronegócio no ensino de ciências. No entanto, a visão conservadora ainda é muito presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cauane Rocha Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, campus de Jequié - Bahia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2015) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2019). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Ambiental e Formação de Professores- GPEA-FP.

Silvana do Nascimento Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, Campus de jequié - Bahia

Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1997). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2000). Mestre em Ciências Biológicas (Botânica. Bolsa Capes) pela Universidade Federal da Bahia (2001). Doutora em Ensino, Filosofia e Historia das Ciências - UFBA, com doutorado-sanduíche pelo Programa ERASMUS (Bolsa da União Européia) na Universidade do Minho em Portugal. Professora Adjunta da área de Educação do Departamento de Ciências Biológicas (UESB). Atuação em ensino´pesquisa e extensão em Educação Ambiental e Formação de Professor. Docente, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (DCB/UESB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores - GPEAFP. Coordenou a Linha de Ação Educação Ambiental do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (UESB-CAPES), no período de março de 1013-junho de 2016. Coordenou a Linha de Ação Educação do Campo do subprojeto Interdisciplinar do Pibid(Uesb-Capes), de julho de 2016 - Outubro de 2017. Pós-doc (Bolsa CNPq) realizado Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ- Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2021-02-20

Edição

Seção

Artigos