Contribuições teórico-metodológicas para a educação ambiental com povos tradicionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40188

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo contribuir com o debate sobre aspectos teórico-metodológicos fundamentais para uma prática educativa crítica com os povos tradicionais. Para tanto, parte-se do reconhecimento de que tais grupos sociais são os mais impactados em seus modos de vida pelo modelo de desenvolvimento em curso no país e que, portanto, são agentes prioritários nas lutas transformadoras das relações sociedade-natureza no capitalismo brasileiro. O texto está organizado a partir das seguintes categorias: a produção crítica do conhecimento; o diálogo e as artes como exigência da educação emancipadora; e a ancestralidade como condição primeira para o ato educativo. Estas não são as únicas categorias relevantes para a discussão proposta, mas ajudam a configurar o campo de atuação com sujeitos e suas tradições, que despertam interesse crescente na educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professor do PPGE/UFRJ e do Eicos/UFRJ. Pesquisador CNPq. Líder do Laboratório de Investgações em Educação, Ambiente e Sociedade - LIEAS. INtegrante do COLEMARX.

Downloads

Publicado

2020-06-04

Como Citar

Loureiro, C. F. B. (2020). Contribuições teórico-metodológicas para a educação ambiental com povos tradicionais. Ensino, Saude E Ambiente. https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40188