O professor como influenciador de hábitos alimentares saudáveis na escola
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a41265Palavras-chave:
obesidade, hábitos alimentares, Ensino Fundamental, professor, influenciadorResumo
Pode-se afirmar que a população brasileira vem passando por alterações nos padrões dietéticos e nutricionais, caracterizado pelo aumento do sobrepeso e obesidade. Estes padrões também têm crescido em jovens, constituindo-se como um grave problema de saúde pública. Nesse sentido, a escola pode desempenhar um papel fundamental na prevenção desse processo, a partir da formação de hábitos alimentares saudáveis. Isso porque o conhecimento sobre os alimentos é inicialmente influenciado pela família e em seguida pela escola, onde em média as crianças consomem cerca de trinta por cento das calorias diárias. Assim, o profissional da educação pode ser um dos principais influenciadores de hábitos alimentares saudáveis, pois passa a maior parte do tempo com os alunos. Este trabalho tem por objetivo identificar escolhas alimentares de alunos e professores durante o lanche escolar e verificar se a partir dessas escolhas há influência e estímulo na promoção de hábitos alimentares saudáveis. Foram feitas observações das escolhas alimentares e atitudes dos professores durante o horário do lanche, de forma a verificar se há possíveis correlações entre o posicionamento dos professores e as escolhas dos lanches pelos alunos. A cada semana foi acompanhado um ano do ensino fundamental I, totalizando quatro semanas de observações. Ao final, os professores foram entrevistados e responderam a um questionário. Entende-se assim que cabe à escola promover trabalhos relacionados à educação alimentar e a implantação de projetos que previnam doenças, estimulando para isso a capacitação dos professores em temas envolvidos com nutrição, para o seu bom desempenho na saúde escolar.
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