Percepção Ambiental dos Alunos sobre o Rio Piquiri/RN
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a42398Palavras-chave:
Rio Piquiri;, educação ambiental;, educação de jovens e adultos;, educaçãoResumo
A presente pesquisa buscou avaliar, a percepção ambiental dos alunos da EJA, da escola municipal Elza Bezerril Ribeiro, no total de 50 alunos das turmas A e B, sobre o rio Piquiri RN, que está localizada na APA Piquiri-UNA, mais especificamente na divisa dos municípios de Pedro Velho e Espírito Santo, até a sua desembocadura no rio Espinho, já no município de Canguaretama/RN.A pesquisa foi desenvolvida no período de maio a novembro de 2017.O trabalho foi dividido em três momentos: dois em sala de aula e um à campo. No primeiro momento foi aplicado um questionário, para avaliar a percepção ambiental dos alunos; no segundo momento os alunos foram ao rio Piquiri e fizeram um levantamento fotográfico, filmagens dos impactos ambientais que o rio vem sofrendo nos últimos anos, e no terceiro momento foi aplicado outro questionário, para avaliar a percepção ambiental dos alunos em relação às problemáticas ambientais do rio Piquiri. Observamos que, havia divergências em relação as questões ambientais, antes e depois da intervenção, no primeiro momento os alunos desconheciam alguns termos relacionados as questões ambientais, tais como mata ciliar, erosão, assoreamento entre outros, já no segundo momento os alunos apresentaram boa noção em relação aos conceitos de meio ambiente. Os alunos destacaram a importância de se tornarem agentes ambientais, para poder lutar pela preservação e manutenção do rio, elaborando planos e ações junto à comunidade local, que venham a mitigar os danos ambientais ocorridos no rio Piquiri.
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