Educação Ambiental E Direitos Humanos: uma abordagem a partir dos conflitos socioambientais no currículo de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a43016Resumo
O presente artigo traz reflexões sobre as possibilidades de inserção das temáticas da Educação Ambiental e dos Direitos Humanos no currículo de Ciências e Biologia. A partir de documentos orientadores e autores dos dois campos foram estabelecidas afinidades teórico-metodológicas. O estabelecimento destas afinidades teórico-metodológicas tem o intuito de contribuir para pensar estratégias didáticas de articulação destas temáticas no currículo de Ciências e Biologia. A estratégia didática que se propõe a partir daí é elucidação de conflitos socioambientais, por sua potencialidade de revelar a estrutura social atual que produz degradação ambiental e violação dos direitos humanos de maneira articulada. Para explicitar esta relação utiliza-se o termo de populações de sacrifício, inspirado no termo zonas de sacrifício cunhado pelo Movimento de Justiça ambiental. Finalmente, são propostos objetivos para discussões acerca da temática ambiental e dos Direitos humanos, a partir da elucidação de conflitos socioambientais no currículo de Ciências e Biologia. Tais objetivos buscam contribuir para a construção de uma cultura de justiça e sustentabilidade não-hostil a pauta das populações de sacrifício, grupos sociais mais diretamente afetados pelo modelo de desenvolvimento hegemônicoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.