A Pedagogia Freireana no contexto da EJA

a força de um pensamento inédito-viável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50612

Palavras-chave:

pedagogia freireana, EJA, emancipação social

Resumo

Refletimos, neste trabalho, a força da pedagogia freireana no contexto da educação para pessoas jovens, adultas e idosas da EJA. O estudo realizado reconheceu, no relato de quatro professoras desta modalidade de ensino, inéditos-viáveis que evidenciam a força deste pensamento político-pedagógico. Enlaçada aos princípios de democracia, libertação e emancipação humana, assumidos e defendidos pelo educador Paulo Freire, a reflexão possibilitou-nos reconhecer e potencializar sentidos que colaboram com a dilatação da rede de saberes-fazeres-poderes dos professores da EJA e com o fortalecimento das lutas empreendidas cotidianamente por pesquisadores, agentes políticos e educadores. Eles militam e defendem esta modalidade de ensino, enquanto direito público, dever do Estado e ação necessária à emancipação social de mulheres e homens, jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à alfabetização e à escolarização inicial na infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Canindé da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UnB) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor Adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC - Mestrado em Educação), Campus Central; no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e no Curso de Pedagogia - Campus Avançado de Assú/RN, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor-supervisor pedagógico na Rede Municipal de Ensino em Açu/RN, desde o ano de 1991. Temas de interesse de pesquisa são: Currículo, Formação de professores, Práticas pedagógicas, Cotidianos, História e Memória, Alfabetização e Letramentos na EJA.

Referências

BLOCH, Ernest. O princípio esperança. Trad. Nélio Schneider. Rio de Janeiro: EdUERJ, Contraponto, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. Trad. Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélio Guerra Neto e Cecília Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2009.

FREIRE, Paulo. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). O educador: vida e morte. 12. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Araújo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros ensaios. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

MATURANA, Humberto; PAZ DAVILA, Ximena. Ética e desenvolvimento sustentável: caminhos para a construção de uma nova sociedade. Psicologia & Sociedade, 16 (2), 102-110; set/dez.2004.

MELLO, Thiago de. Faz escuro mas eu canto. 15. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François [et al.]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Silva, F. C. da. (2021). A Pedagogia Freireana no contexto da EJA: a força de um pensamento inédito-viável. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 201-213. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a50612