Descolonialidade e questão ambiental crítica:

um debate à luz de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50687

Palavras-chave:

América Latina, descolonialidade, Paulo Freire, questão ambiental

Resumo

A intenção deste texto é indicar algumas contribuições do pensamento descolonial através da interlocuções teórico-políticas de Paulo Freire para a questão ambiental crítica na América Latina (AL). Freire expressa de forma política em seu pensamento pedagógico uma concepção de filosofia educacional orientada pela finalidade da libertação. Sua pedagogia crítica descolonial têm no horizonte, a libertação daqueles sujeitos que habitam as periferias negadas pelo sistema-mundo moderno-colonial, a possibilidade do “vir a ser mais”. Desse modo, cabe situarmos a relevância política e pedagógica evidenciada de Paulo Freire em diálogo com o campo ambiental, uma vez que ele não se declarou um ambientalista, nem nunca produziu sobre o campo ambiental. Encontramos nesta interlocução, o caráter libertário na ação contrária e dialética do processo colonial, pois os espaços abertos entre a cultura dominante e a resistência da dominação são relevantes para essa discussão. O artigo está sistematizado em três momentos: no primeiro, introduziremos a discussão sobre a descolonialidade e a interlocução em Paulo Freire na AL. No segundo momento, refletiremos a relação entre descolonialidadade e a questão ambiental à luz das aproximações em Freire. Nas considerações finais, explicitaremos as contribuições de uma perspectiva descolonial do educador brasileiro para o debate ambiental crítico.

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Biografia do Autor

César Augusto Costa, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS

Sociólogo. Docente e pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas/UCPEL com atuação na Linha de Pesquisa: "Questão Social, Trabalho, Sociabilidades e Resistências Políticas" onde atualmente desenvolve o projeto: "Movimentos sociais, resistências e lutas ambientais: implicações à luz do padrão de sociabilidade do capital na América Latina". Coordenador do Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL/UCPEL) e Pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande/FURG com a pesquisa: "A Perspectiva filosófico-política de Enrique Dussel: Implicações à luz do ambientalismo latino-americano e da Justiça Ambiental". Doutorado em Ciências Humanas (Área de concentração - Educação) na Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Possui Mestrado em Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e Graduação em Teologia pela Universidade Católica de Pelotas (2002). Co-autor da obra Bioética, Saúde Global e Meio Ambiente, co-autor da obra As desigualdades de gênero e raça na América Latina no século XXI (2019), organizador do livro Pensamento Latino-Americano e Justiça Social: perspectivas críticas (2017), co-autor da obra Filosofia e Libertação: homenagem aos 80 anos de Enrique Dussel (2015) e organizador da obra A Questão Ambiental: interfaces críticas (2013). Autor de inúmeros artigos/produções em variados periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Ciências Humanas. Atuou como Professor convidado no curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio na Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Foi Professor-Tutor no Curso de Pós-Graduação/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Tem experiência docente e pesquisa em Ciências Humanas com enfoque nas áreas de Sociologia, Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento social latino-americano, Questão Ambiental e lutas sociais na América Latina, Teoria crítica dos Direitos Humanos, Teoria Social e Meio Ambiente.

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Costa, C. A. (2021). Descolonialidade e questão ambiental crítica:: um debate à luz de Paulo Freire. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 596-611. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a50687