A controvérsia da geração espontânea nos livros didáticos de Biologia sob a ótica de Fleck
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2023.v16i.a50692Palavras-chave:
geração espontânea, livros didáticos, historiografiaResumo
A presente pesquisa buscou a análise da história da geração espontânea através da lente Fleckiana em livros didáticos. Selecionaram-se trechos de 10 livros didáticos do PNLD/PNLEM (2017), no qual foi realizada uma análise textual discursiva. Através disso, detectaram-se elementos que foram de encontro às reflexões epistemológicas deixadas por Fleck (2010), retratando uma ciência predominantemente ausente de aspectos históricos, sociais e culturais, que levam à distorção da historiografia deste microcenário. A ausência desses elementos induz a uma ciência manualizada, linear e enrijecida. Acrescenta-se ainda, que uma abordagem mais completa da historiografia poderá deixar o ensino mais estimulante e reflexivo, desenvolvendo o pensamento crítico no aluno e contribuindo para uma compreensão maior dos conteúdos científicos.
Downloads
Referências
FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefavctum, 2010.
MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira. Aristóteles e a geração espontânea. Cad. Hist. Fil. Ci., Campinas, série 2 , 2(2): 213-237, jul-dez, 1990. Disponível em: https://www.ghtc.usp.br/server/pdf/lacpm-02.pdf Acesso em: Acesso em: 14 mar. 2023
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.
ROSTAND, Jean. La genèse de la vie. Paris: Librairie Hachette, 1943.
RAMOS, Fernanda Peres; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. A construção de um fato científico: Um olhar fleckiano sobre a controvérsia da geração espontânea. In: NEVES, Marcos Cesar Danhoni; NEVES, Fernanda Peres Ramos; SILVA, Josie Agatha Parrilha da (Org.). O Labirinto do Conhecimento Reflexões sobre a Ciência e seu Ensino. Maringá: Lcv Edições, 2019. p. 307-340.
SCHÄFER, Lothar.; SCHNELLE, Thomas. Fundamentação da perspectiva sociológica de Ludwik Fleck. In: FLECK, Ludwik. Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico. Belo Horizonte. Editora: Fabrefactum. 2010. p. 9-42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Peres Ramos, Marcos Cesar Danhoni Neves, Angélica Lara Pereira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.