A controvérsia da geração espontânea nos livros didáticos de Biologia sob a ótica de Fleck

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2023.v16i.a50692

Palavras-chave:

geração espontânea, livros didáticos, historiografia

Resumo

A presente pesquisa buscou a análise da história da geração espontânea através da lente Fleckiana em livros didáticos. Selecionaram-se trechos de 10 livros didáticos do PNLD/PNLEM (2017), no qual foi realizada uma análise textual discursiva. Através disso, detectaram-se elementos que foram de encontro às reflexões epistemológicas deixadas por Fleck (2010), retratando uma ciência predominantemente ausente de aspectos históricos, sociais e culturais, que levam à distorção da historiografia deste microcenário. A ausência desses elementos induz a uma ciência manualizada, linear e enrijecida. Acrescenta-se ainda, que uma abordagem mais completa da historiografia poderá deixar o ensino mais estimulante e reflexivo, desenvolvendo o pensamento crítico no aluno e contribuindo para uma compreensão maior dos conteúdos científicos.

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Biografia do Autor

Fernanda Peres Ramos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, PR, Brasil

Bióloga e Pedagoga. Pós-graduada em Educação Especial. Realizou seu mestrado, doutorado e pós doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática (Uem/Uel). Professora associada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua como professora permanente no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - pólo UTFPR e no Programa de Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza- câmpus Campo Mourão. Realiza pesquisas nas seguintes linhas: História, Filosofia e Sociologia da Ciência/Biologia; Análise do Discurso; Alfabetização Científica; Popularização da Ciência; Formação Inicial e Continuada de Professores para o Ensino de Biologia; Intervenção Precoce a partir de Abordagens Naturalistas em sala de aula; Alfabetização Inicial em uma perspectiva inclusiva;

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá

Professor Colaborador do Depto de Física - DFI/UEM EM 1989; Professor Efetivo do DFI/UEM desde 1990. Professor Titular concursado desde 2001. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia(UTFPR/PG), de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM), de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPEGECEM/UEPG). Foi Professor-convidado do Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-Mexico/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG) para a cátedra Intercultural Education. Divulgador e Educador em Ciência. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986), Doutorando com créditos completos de doutoramento no IFGW-UNICAMP (1987-1990) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Especialista em Educação e Divulgação Científica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel - 1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratorio di Didattica delle Scienze e Dottorato di Ricercha no Dipartimento di Fisica da Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália (1995/96). Tem um segundo pós-doutorado na Faculdade de Ciências- Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru. Atualmente desenvolve trabalhos junto ao MUSEO GALILEO (Florença). Foi bolsista do Istituto Italo-Latino Americano (Roma-Itália), Ministero degli Affari Esteri (Roma-Itália), Ministério de Assutos Externos-MASHAV (Jerusalém-Israel), Warburg Institute (University College of London - Inglaterra) e Istitulo per gli Studi Filosofici - Nápoles (Itália). Realizou pesquisas e estudos de pós-doutorado no MUSEO GALILEO, em Florença, Itália. Tradutor do Processo de Giordano Bruno e da correspondência completa entre Cigoli e Galileo. Coordenou inúmeros projetos envolvendo as agências FINEP, CNPq, CAPES e ARAUCÁRIA (SPEC, PROCIÊNCIAS, PROIN, MUSEUS DE CIÊNCIA, SNCT, OBSERVATORIO DA EDUCAÇÃO). Tem experiência na área de Educação e Divulgação Científica, Alfabetização Científica, Linguagem Verbo-Visual aplicada à Divulgação da Ciência, Relação Arte-Ciência, História com ênfase em História e Epistemologia das Ciências. Foi Secretário da SBPC-PR entre 2004 e 2009. Atua como docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais (disciplina DIALOGOS INTERDISCIPLINARES ARTE-CIÊNCIA) e Música (ACÚSTICA). Realizou todas as edições da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CNPq/MCT, SBPC). Coordena o Planetário CIRCUS STELLARIUM. Coordena o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação para a Ciência. Coordena o Workshop Paranaense de Arte-Ciência e os International Meeting on Art-Science desde 2009. Coordenou a Mostra Os 400 Anos da Invenção do Telescópio e seus Desdobramentos na Arte. Participa do PNLD desde 2007 (Plano Nacional do Livro Didático). Participou e Coordenou a Avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná (AVA-2000). Participa de avaliações/acompanhamento de Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ensino de Ciências. Foi Diretor de Cultura da Universidade Estadual de Maringá de 2009 a 2010. Ganhador dos PRÊMIOS PARANAENSE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: 24a. edição, 2010 (extensionista em CIÊNCIAS HUMANAS) e 32a. edição, 2019 (extensionista em CIÊNCIAS EXATAS). Coordena o website/Blog sobre a Pandemia COVID-19 - CORONEWS BRAZIL: coronewsbrazil.blogspot.com . Coordena o Projeto PARQUE DA CIÊNCIA (Praça do Céu e Planetário - financiamento CNPq).

Angélica Lara Pereira da Silva , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, PR, Brasil

Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental

Referências

FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefavctum, 2010.

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Publicado

2023-08-28

Como Citar

Ramos, F. P., Neves, M. C. D., & Silva , A. L. P. da. (2023). A controvérsia da geração espontânea nos livros didáticos de Biologia sob a ótica de Fleck. Ensino, Saude E Ambiente, 16, Publicado em 28/08/2023. https://doi.org/10.22409/resa2023.v16i.a50692

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