Movimentos sociais, alternativas ao desenvolvimento e construção educativa popular na América Latina

Autores

  • Larissa Thomaz Coelho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Leilane Nascimento dos Reis Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ https://orcid.org/0000-0001-7208-5830
  • Liara Bambirra Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50711

Palavras-chave:

desenvolvimento, extrativismo, educação popular, resistência

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo entender as lutas sociais na América Latina e Caribe que resistem ao modelo de desenvolvimento hegemônico, em uma percepção de suas trajetórias como agentes fundamentais na construção pedagógica popular. São os movimentos sociais e comunidades de atingidos que formulam as alternativas a esse modelo, que dita de forma desigual e dependente a formação política e social desses países. O artigo nasce com a proposta de relacionar os processos e práticas insurgentes para resistir, (re)existir e (re)viver pedagogias, ligados ao que Paulo Freire (2003) chamou de "motivos de esperança no desespero". A partir do trabalho construído coletivamente na Cartilha Pacha: defendendo a terra, publicada em 2018 pelo Grupo de Relações Internacionais e Sul Global da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (GRISUL-UNIRIO)[1], o artigo articula particularmente os aprendizados tecidos na resistência de mulheres atingidas pelo Extrativismo com a educação popular.

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Biografia do Autor

Larissa Thomaz Coelho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

 Advogada. Mestre em Direito, Políticas Públicas e Sustentabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL). Avaliadora de artigos científicos da Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGDir./UFRGS - Qualis B2 (ISSN: 1678-5029 - E-ISSN: 2317-8558).Graduada em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Leilane Nascimento dos Reis Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Consultora para o Instituto Raça, Igualdade e Direitos Humanos no Brasil (Race and Equality). Doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestra em Direito e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora do Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL/UNIRIO). Membro da Rede Sul-Americana para as Migrações Ambientais (RESAMA). Especializada em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra /IBCCRIM, e em Direito Público pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Liara Bambirra, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ

Graduada em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), participou por essa instituição em atividades de ensino, pesquisa e extensão como bolsista e integrou o Núcleo de Assessoria Jurídica e Educação Popular do Centro de Referência em Direitos Humanos. Possui estudos e atuação direcionados a desenvolvimento, gênero, justiça ambiental, movimentos sociais, educação e Sul Global. Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) e Coordenadora Político Pedagógica do Pré Vestibular Popular Só Cria.    

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Coelho, L. T. ., Santos, L. N. dos R. ., & Bambirra, L. (2021). Movimentos sociais, alternativas ao desenvolvimento e construção educativa popular na América Latina. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 230-244. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a50711