A aprendizagem na área de Nutrição Materno-Infantil por meio de casos clínicos como alternativa às aulas práticas
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a50734Palavras-chave:
focos da aprendizagem científica, ensino remoto, nutrição materno-infantil, análise textual discursivaResumo
O uso de métodos ativos de aprendizagem aliados à inserção precoce dos estudantes ao serviço do cotidiano profissional, torna-se uma potencial alternativa para reduzir a dicotomia entre teoria e prática. Numa disciplina de Nutrição Materno-Infantil de uma graduação em Nutrição, pela impossibilidade de aulas práticas e de contato com o público/paciente, devido ao distanciamento social necessário ao combate da pandemia de Covid-19, uma alternativa encontrada foi a realização de uma atividade, em formato remoto, de simulação de um caso clínico. Tendo como objetivo identificar quais Focos da Aprendizagem Científica (FAC) estavam presentes nas falas dos graduandos durante essa atividade, essa pesquisa encontrou os seguintes FAC: interesse, compreensão do conhecimento, raciocínio científico, identificação como profissional; o que demonstra que a utilização de casos clínicos pode ser feita para aproximar os estudantes do público/pacientes, sendo uma alternativa que minimiza a insegurança dos estudantes, posteriormente, no atendimento presencial.
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