A aprendizagem na área de Nutrição Materno-Infantil por meio de casos clínicos como alternativa às aulas práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a50734

Palavras-chave:

focos da aprendizagem científica, ensino remoto, nutrição materno-infantil, análise textual discursiva

Resumo

O uso de métodos ativos de aprendizagem aliados à inserção precoce dos estudantes ao serviço do cotidiano profissional, torna-se uma potencial alternativa para reduzir a dicotomia entre teoria e prática. Numa disciplina de Nutrição Materno-Infantil de uma graduação em Nutrição, pela impossibilidade de aulas práticas e de contato com o público/paciente, devido ao distanciamento social necessário ao combate da pandemia de Covid-19, uma alternativa encontrada foi a realização de uma atividade, em formato remoto, de simulação de um caso clínico. Tendo como objetivo identificar quais Focos da Aprendizagem Científica (FAC) estavam presentes nas falas dos graduandos durante essa atividade, essa pesquisa encontrou os seguintes FAC: interesse, compreensão do conhecimento, raciocínio científico, identificação como profissional; o que demonstra que a utilização de casos clínicos pode ser feita para aproximar os estudantes do público/pacientes, sendo uma alternativa que minimiza a insegurança dos estudantes, posteriormente, no atendimento presencial.

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Biografia do Autor

Fabiana Oliveira dos Santos Camatari, Universidade de Pernambuco, Petrolina, PE, Brasil

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 2008. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos na área de Química, Bioquímica e Controle de Qualidade de Alimentos pelo programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PROCTA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Ciência pelo programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na área de Química de Produtos Naturais. Tem especialização em Nutrição Materno-Infantil. Foi representante titular do Conselho Regional de Nutricionistas - 6ª Região na cidade de Petrolina-PE. Foi Vice-coordenadora do Colegiado de Nutrição da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina de 2020 a 2022. Atualmente é professora Adjunta do Colegiado de Nutrição da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, e ministra aulas no curso de Nutrição nas disciplinas de Vivências em Nutrição 1, Bioquímica da Nutrição e Nutrição Materno-Infantil, e na Residência multiprofissional em Saúde da Mulher. É membro do grupo de pesquisa EDUCIM-UEL (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5371515613892916) e do grupo de pesquisa Nutrição, Alimentos e Saúde - UPE Campus Petrolina (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1774896288986656). Trabalha com métodos ativos de ensino e faz pesquisa de cunho qualitativo tanto na área de Nutrição como em Ensino-aprendizagem da Nutrição. 

Anderson Camatari Vilas Boas, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Senhor do Bonfim, BA, Brasil

Possui graduação em Fisica pela Universidade Estadual de Londrina (2007), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2012) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Atualmente é pesquisador da Universidade Estadual de Londrina e professor assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, natureza da ciência, ensino de ciências, história e filosofia da ciência e análise textual discursiva (atd).

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

SERGIO DE MELLO ARRUDA é Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1978 a 2016. Foi Professor Visitante Sênior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de 2017 a 2019. Coordenou diversos projetos de pesquisa e extensão financiados pelo CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Ensino de Ciências e Matemática. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL (PECEM) de 2002 a 2004; diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL de 2009 a 2014; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL de 2009 a 2013; Pró-reitor de extensão da UEL de 2014 a 2016. Atualmente é: professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL); professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP); professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGMAT/UTFPR). É membro da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). É membro da Rede de Pesquisa sobre a Relação com o Saber (Reperes). É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 (http://educim.com.br/). Linhas de pesquisa atuais: Formação de professores em Ciências e Matemática; Ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática; Relação com o saber em sala de aula; Ação docente, ação discente e suas conexões. Bolsista de Produtividade do CNPq - nível 1D.

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Camatari, F. O. dos S., Vilas Boas, A. C., & Arruda, S. de M. (2023). A aprendizagem na área de Nutrição Materno-Infantil por meio de casos clínicos como alternativa às aulas práticas. Ensino, Saude E Ambiente, 16, Publicado em 29/10/2023. https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a50734

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