Estratégias de divulgação científica na escola em tempos de pós-verdades sobre a ciência
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a50949Palavras-chave:
pós-verdade, negacionismo, divulgação científica, educação não formal, oficinasResumo
Este artigo analisa a importância, em tempos de pós-verdade, de trabalhos realizados por um projeto de divulgação científica na escola. Para isso, propusemos uma reflexão a respeito da formação das pós-verdades e como elas impactam a credibilidade da ciência e a sociedade, procurando investigar de que forma o processo de divulgação científica, a partir de experimentos em consonância com estratégias lúdicas e socioculturais, promove reflexões nos estudantes acerca do conhecimento científico em contraposição aos contextos de obscurantismo propagados nas redes sociais. Nos valemos de referenciais socioculturais da educação para elaboração, aplicação e análise das atividades. Identificamos que oficinas de divulgação científica, na educação básica, são relevantes estratégias para combater desinformação em períodos negacionistas.
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