Por que Paulo Freire comprometeu-se com a educação de jovens e adultos e não de crianças?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50999

Palavras-chave:

Paulo Freire, infância, alfabetização, pedagogia da pergunta, tempo

Resumo

O texto considera a pergunta “Por que Paulo Freire comprometeu-se com a educação de jovens e adultos e não de crianças?” não com a pretensão de respondê-la de forma terminante, mas de dar vida a uma pedagogia da pergunta. Para isso, o texto aborda diversos aspectos da curiosidade em Paulo Freire bem como sua relação com a infância cronológica e o tempo de infância. Repassamos sua intervenção no 3º Congresso de Leitura em Campinas (COLE) e sua correspondência com a prima/sobrinha Nathercinha. Finalmente, lançamos alguma hipótese sobre a pergunta que nos ocupa a partir de dois elementos essenciais em sua vida educadora: a curiosidade e o compromisso com as e os excluídos.

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Biografia do Autor

Walter Omar Kohan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Walter Omar Kohan é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ). Foi Presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com crianças (ICPIC). Publicou mais de 100 trabalhos em periódicos especializados em vários países e publicou ou organizou mais de 50 livros. Coordena desde 2007 o Projeto de Extensão em Escola Pública ("Em Caixas a Filosofia em-caixa?, UERJ/FAPERJ) e Projetos de Pesquisa Interinstitucionais junto a Universidades Nacionais e Internacionais. É orientador de monografia, mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de ensino de filosofia, infância e filosofia da educação. Seus livros estão publicados em castelhano, português, francês, italiano e inglês. 

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Kohan, W. O. . (2021). Por que Paulo Freire comprometeu-se com a educação de jovens e adultos e não de crianças?. Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 288-300. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a50999