Revisitar Paulo Freire em busca da ternura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51201

Palavras-chave:

Paulo Freire. , ternura., educação popular. , processo de subjetivação., educação como prática da liberdade

Resumo

Este artigo é fruto do pensamento em movimento. Um exercício de vasculhar o vivido, o estudado em busca da criação de um conhecimento que possa nos auxiliar na lida do dia a dia diante dos desafios do viver, caminhamos em busca da ternura. Debruçamo-nos sobre cenário sombrio da história que atravessamos. Destacamos o sofrimento causado pela pandemia e pela política necrófila instalada em nosso país desde 2018 e a forma como o contexto marca a vida das pessoas, ao ponto de muitas pessoas estarem à beira da exasperação. São diversas frentes de luta pelo direito à vida. Neste estudo tomamos como análise a política de subjetivação em curso que tenta nos produzir como impotentes, inferiores e insignificantes. Tenta controlar e sufocar nossa existência. Reafirmamos que nosso desejo é viver uma vida digna, uma vida boa, com motivos para festejar. Procuramos um abrigo, um lugar simples em que possamos nos banhar, nos alimentar, descansar e festejar. Vasculhamos o vivido em busca da ternura, então revisitamos Paulo Freire por acreditarmos que o modo como ele disponibilizou suas palavras, sua filosofia, nos possibilita a educação como prática da liberdade. Deste modo a educação popular constitui-se como uma experiência de ternura.

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Biografia do Autor

Dulcinéia de Fátima Ferreira, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA

Educadora popular desde os anos de 1980, Pedagoga, Metre e Doutora em Educação pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas- SP). Possui Pós doutorado em cultura popular pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão).  Professora Associada II do Centro de Ciências Sociais e Departamento de Educação da UFMA. rofessora Associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA- Campus São Luís ). Vinculada ao Departamento de Educação II . Pós Doutorado em Cultura Popular junto à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Eixos temáticos: Educação, Cultura e políticas de subjetivação, Educação popular, Cultura Popular e processos educativos; Educação de Jovens e Adultos, Educação como prática da liberdade

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Ferreira, D. de F. (2021). Revisitar Paulo Freire em busca da ternura . Ensino, Saúde E Ambiente, 14(esp.), 79-94. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a51201